sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dia dos Pais no Brasil - 8 de Agosto - Por Arlete Piedade

Dia dos Pais no Brasil - 8 de Agosto - Por Arlete Piedade

A primeira referência conhecida, sobre o Dia dos Pais, tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos tempos modernos a comemoração do Dia do Pai, foi retomada nos Estados Unidos da América, no ano de 1909, e na cidade de Spokane no estado de Washington, onde vivia Sonora Louise.

Na Igreja que frequentava, ao ouvir um sermão elogiando as mães, pensou que o seu pai também era merecedor de um elogio, já que devido á morte de sua esposa de parto do sexto filho do casal, criou sozinho o filho recém-nascido, bem como os seus outros cinco filhos.

Teve assim a ideia de celebrar o Dia dos Pais devido á gratidão e admiração que sentia por seu pai. Para tal enviou uma petição á Associação Ministerial da cidade e o primeiro Dia dos Pais, foi comemorado no ano de 1910 em 19 de Junho, dia do aniversário do pai de Sonora, um veterano da Guerra Civil, chamado John Bruce Dodd.

Como símbolo do evento foi escolhida a rosa vermelha para os pais vivos e a branca para os já falecidos.

A partir daí foi-se espalhando a comemoração pelos outros estados até que em 1966 o presidente Johnson proclamou oficialmente o terceiro domingo de Junho, como o Dia dos Pais, sendo também comemorado em Junho, em vários outros países, como o Canadá, Argentina, Grécia, Peru e Inglaterra.

No Brasil o Dia dos Pais, é comemorado no segundo domingo de Agosto ou seja este ano a comemoração acontece hoje dia 8 de Agosto, no dia anterior ao que o nosso jornal terá online a sua 81ª edição.

Leia este tema completo a partir de 09/08/2010

3 comentários:

  1. Comoveu-me querida Amiga!!!Gostei muito deste seu artigo sobre o Dia dos Pais. Também meu Pai foi Pai e Mãe!!!Lembrar-me-ei dele até à Eternidade! Obrigada por me ter dado a oportunidade de o recordar neste Dia - 8 de Agosto, não vou esquecer.Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Ao editor.
    O Dia dos Pais já passou, foi uma falha, deveria ter publicado este artigo tão bom, semana passada.

    ResponderEliminar
  3. Tocante a forma como retratas o fato "comemorar" e o "ser" merecedor das rosas vermelhas e brancas, verdadeiro o sentimento condutor das palavras, chegamos ao final do artigo na certeza de que cumpriu o seu papel,simplesmente tocante...o meu foi pai e mãe, costumava dizer ter um "pãe"...

    ResponderEliminar