sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - Parte V - DIVERSOS - COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA - LATIRNIUM - Mudagem de Linguança - TENUES E LON

A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - Parte V - DIVERSOS - COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA - LATIRNIUM - Mudagem de Linguança - TENUES E LONGINQUOS RUIDOS ...

COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA

Determinado Juiz de Direito, em trabalho de correição a Varas de cidades do interior, explode em sonora gargalhada enquanto examina determinado processo.
Estranhando o facto, o titular da Vara, acerca-se do Corregedor e dele quer saber o que realmente o fizera rir.
O Corregedor limitou-se a passar-lhe para as mãos o processo, sobre que trabalhava e em que se lia o seguinte:
- Os autos estão descosidos. (sentencia o Escrivão).
- PROMOVO que se cosam os autos (averba o promotor).
- Ora então,..... cosam-se ! (despacha Juiz )

LATIRNIUM

Na altura em que no ensino secundário a disciplina era ainda conhecida por Português/Latim, muitos dos que mais não conseguiram que declinar o ROSA ROSÆ ao Latim chamavam de LATIRNIUM, com o que queriam significar um arremedo, uma mera caricatura do ancestral idioma defunto «pai» entre outros, também do português.

Mudagem de Linguança

Lá pelos anos 40 (1940......) existiu na cidade de Sá da Bandeira um garoto (6/7 anos) que, por ser o caçula de uma prole de quatro (nessa altura a primogênita do casal rondaria os 30) e constituir um dos membros da família de um alto funcionário público, ganhara o estatuto de super-protegido pelos respectivos pais, irmãos e até dos amigos de uns e outros.

TENUES E LONGINQUOS RUIDOS ...

Numa das Repartições em que servi, estava instituído que a meio da manhã e a meio da tarde, a todos os funcionários e não funcionários presentes, deveria ser servido café ou chá.
O trabalho fazia parte das obrigações de um contínuo que, munido de imensa bandeja nela transportava chávenas, pires, colheres, açucareiros, bules com chá e café, guardanapos.... e andava de mesa em mesa, servindo quem desejasse qualquer dos estimulantes propostos.

Leia estes textos completos a partir de 06/09/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário