sábado, 11 de setembro de 2010

História do Ferro de Engomar - Por Afonso Santana

História do Ferro de Engomar - Por Afonso Santana

A origem remota do ferro de engomar embora tivesse a ver com o alisamento de peças de vestuário não foi inicialmente visto e usado neste plano a que a sociedade moderna nos habituou hoje, confirme vimos no último numero.

O aparelho em causa neste trabalho sendo um ferro de engomar serve para alisar os tecidos quer pessoais quer de utilização doméstica geral de forma a dar-lhes um aspecto mais cómodo no uso e cuidado no aspecto após o processo anterior a que essas roupas foram sujeitas, quer seja esse processo o uso mais ou menos constante quer seja a lavagem e consequente secagem.
O ferro eléctrico de hoje e dentro deste as variedades que hoje nos são apresentadas – sem emissão de vapor de água incorporada e com vapor de água incorporada, maiores ou menores designações de valores de aquecimento adaptadas aos diferentes tipo de tecidos, maiores ou menores condições de segurança para o utilizador e para o tecido, maiores ou menores condições de protecção do sistema eléctrico doméstico, etc. a meu ver justifica uma pequena exposição sobre as origens do actual ferro de engomar, no plano da sua denominação «ferro» que apenas data do Sec. XVII.

Os factos entrecruzam-se e a palavra «ferro» está intimamente relacionada com o pressionar / alisar que vimos no anterior número. A única variável ao longo de cerca de 40 mil anos será a maior ou menor incidência do pressionar sobre o alisar e vice versa, entendendo o percurso histórico do processo e a sua utilização sendo estes dois procedimentos complementares entre si.

A denominação de «ferro», adoptou-se e de certa forma parece para a ideia corrente ter feito sempre parte do processo de alisar / pressionar. Em termos históricos o ferro (metal), de facto, só foi utilizado para esta função de alisar / passar a «ferro» a partir do Sec. XVII depois de cerca de 40.000 anos de existência e isso levou-me a explorar a força que terá impulsionado a apropriação do(s) objecto(s) por este termo ferro.

Achei que seria interessante procurar saber-se porquê o termo usado hoje para definir o equipamento (ferro de engomar) se apropriou do objecto em si, quer dizer, essencialmente o ferro de engomar, com ou sem calor, é um «alisador» (de origem e historicamente - já foi osso, pedra, bola de vidro, etc.) mas não manteve estes termos.

Assim, entre as três línguas consultadas (português, francês e inglês) encontramos respectivamente: ferro de engomar, fer à repasser (ferro de repassar) e hand iron (ferro de mão, ou manual) como termos definidores sendo que no caso inglês o termo é mais vago e de utilização diversa.

Leia este tema completo a partir de 13/09/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário