sábado, 25 de setembro de 2010

Origens do Fado - Da Severa a Ana Moura passando por Amália Rodrigues - Ana Moura

Origens do Fado - Da Severa a Ana Moura passando por Amália Rodrigues - Ana Moura

Depois destas fadistas do passado mais ou menos recente, escolhi uma fadista dos nossos dias, natural de Coruche, nascida em Santarém, que é já um dos grandes ícones do fado da actualidade, tendo já uma grande projecção no estrangeiro, não só pela sua voz magnífica, mas como por ter conquistado admiradores tais como os Roling Stones com quem já actuou, bem como Prince, que se deslocou esta ano a Portugal, especialmente para actuar a seu lado. Abaixo a biografia de Ana Moura e alguns dos seus fados.

Biografia

Ana Moura é natural de Coruche, mas como esta localidade não dispunha de maternidade, nasceu na capital de distrito, ou seja, Santarém, em 1979.
Reconhecida internacionalmente, Ana Moura estreou-se com Guarda-me a Vida na Mão (2003), lançando seguidamente Aconteceu (2005). Canta, também, em vários em locais da noite lisboeta e deu-se a conhecer na televisão ao lado de António Pinto Basto, em Fados de Portugal.
Para Além da Saudade (2007), contendo músicas como Os Búzios ou O Fado da Procura é o álbum que se segue a «Aconteceu».
Com este disco, Para além da Saudade, Ana Moura ficou conhecida do grande público português, também devido às aparições em programas como Contacto e Família Superstar, ambos na SIC, e no Sexta à Noite, de José Carlos Malato, na RTP. Estas aparições na televisão ajudaram-na a promover este disco, conseguindo alcançar a Tripla Platina, por vendas superiores a 55 mil unidades, e a permanecer 120 semanas no TOP 30 de Portugal.
Com o mesmo disco recebeu uma nomeação para os Globos de Ouro, na Categoria de Música, para Melhor Intérprete Individual, que acabou por perder para Jorge Palma.
Em 2007, Ana Moura participou no concerto dos Rolling Stones no Estádio de Alvalade XXI, em Lisboa, cantando, em dueto com Mick Jagger, o tema «No Expectations» da banda britânica.

Leia este tema completo a partir de 27/09/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário