sábado, 11 de setembro de 2010

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - SUA ALTEZA O REI DA SELVA

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - SUA ALTEZA O REI DA SELVA

Certo Lobo passeava pela Floresta muito bem disposto, aproveitando o solinho da manhã, quando apareceu na sua frente um Leão, de dentes afiados para uma belíssima refeição. O Lobo, cheio de medo, mas querendo mostrar-se destemido, disse:
- Bom dia a Vossa Alteza!
O Leão não respondeu e o Lobo continuou:
- Ainda bem que encontro Vossa Alteza! Têm-me falado muito de Sua Alteza o Leão, mas ainda não tinha tido o prazer de o encontrar e sentia uma grande curiosidade.

Nessa altura o Leão, curioso, pensou:
- «Já agora, quero saber o que dizem de mim!» - Tem ouvido falar de mim, Senhor Lobo?
- E verdade! - Exclamou o Lobo com um sorriso, fingindo que estava muito calmo.
A medida que ia falando, o Lobo ia olhando para um lado e outro, para ver se encontrava maneira de fugir, única forma de não ser devorado pelo Leão.

- Têm-me falado muito de Vossa Alteza e reparo agora que, afinal, os meus amigos da Floresta não são mentirosos, pois é igualzinho ao que me têm dito.
- Mas então diga-me: O que lhe têm dito de mim? - Perguntou o Leão, cada vez mais curioso.
- Têm-me dito, que Sua Alteza o Leão é um animal inteligente e que, devido à sua inteligência, ao seu porte e à sua capacidade, é denominado O Rei da Selva. Não há dúvida, que concordo com eles.

Um dia destes estavam uns amigos meus reunidos ao serão à volta duma fogueira (estava uma noite muito fria e todos tiritavam tanto de frio, que até as barbas abanavam) e quando apareci, perguntaram se tinha encontrado Vossa Alteza à beira do rio. Respondi-lhes que não e que não tinha o prazer de o conhecer.

Sabe Vossa Alteza, que começaram a rir-se de mim e a falar aos ouvidos uns dos outros, para que não percebesse o que diziam?! Fiquei furioso, virei-lhes as costas e fui até ao rio dar uma volta, para ver se encontrava Vossa Alteza. Infelizmente não tive essa sorte. Veja bem como as coisas são: Hoje, sem contar, encontrámo-nos frente a frente.

O Leão, manhoso, queria saber tudo que diziam dele, mas queria também, porque estava com fomita, aproveitar aquela boa refeição. Não queria desperdiçar nada e, por isso, disse ao Lobo:
- Nós poderemos ser bons amigos, mas para isso, o Senhor Lobo vai fazer-me um favor...

Leia este tema completo a partir de 13/09/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário