sábado, 25 de setembro de 2010

História do Ferro de Engomar - Por Afonso Santana

História do Ferro de Engomar - Por Afonso Santana

A origem remota do ferro de engomar embora tivesse a ver com o alisamento de peças de vestuário não foi inicialmente visto e usado neste plano a que a sociedade moderna nos habituou hoje, confirme vimos no último numero.

O CALOR E O FERRO DE ENGOMAR

O calor (aquecimento) do tradicional ferro de engomar já existia muito antes do Sec XVII, na China por exemplo, desde pelo menos o Sec VIIº como se pode ver abaixo numa pintura sobre seda denominada «Mulheres preparando a seda» realizada por Imperador Chinês Hui Tsung (1082 – 1135) que utiliza um modelo de uma pintura realizada no Sec. VIIIº.

Esta pintura encontra-se no Museu de Belas Artes de Boston e mostra aquilo que será uma das prováveis antecessoras da tábua de engomar (duas mulheres esticando o tecido) enquanto uma terceira o percorre com um recipiente aquecido por brasas, alisando assim as irregularidades do tecido. O material utilizado na confecção do «ferro» foi o bronze (temperatura de fusão 1200 º C.) que é uma mistura de cobre com outros metais desde chumbo a estanho, por exemplo. Estes ferros de engomar chineses foram utilizados na Asia até ao Sec. XIXº.

Quem utiliza o ferro de engomar?

Feita que foi a reflexão sobre a utilização do equipamento no plano geral e histórico, importa passar à segunda parte da questão que refere a necessidade de se precisar o género (homem ou mulher) que o utiliza.

Embora vítima de alguns clichés relacionados com machismo e feminismo o ferro de engomar foi inicialmente utilizado indiferenciadamente tanto por homens como por mulheres. Os primeiros utilizadores do ferro de engomar foram os alfaiates, as costureiras, as pessoas que tratavam da roupa, incluindo neste plano a sua confecção.

O advento das diversas formas de aquecimento, quer o aquecimento directo sobre protecção e brasas quer o aquecimento (mais) permanente contido no equipamento através de combustível (carvão – brasa, petróleo, gasolina) quer o próprio ferro eléctrico nos seus primórdios foram utilizados tanto por homens como por mulheres e neste último caso do ferro eléctrico por homens (sobretudo alfaiates em cujas oficinas era possível – financeiramente e porque justificava em termos de utilização – proceder à alimentação eléctrica de rede).

Leia este tema completo a partir de 27/09/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário