sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CORONEL FABRICIANO - 040 - Recife... e se casaram - BENEDITO FRANCO

CORONEL FABRICIANO - 040 - Recife... e se casaram - BENEDITO FRANCO

Com a crise econômica, os povos pobres ficaram mais pobres e os bancos mais ricos, pois receberam mais de três trilhões de dólares pelo mundo a fora - $ 3.000.000.000.000.00 !!! E é muito zero, significando muito sacrifício e muita miséria!!!. Os bancos, não satisfeitos, arranjam mais uma crise e recebem mais um trilhão... e os países pobres da Europa vão sacrificar ainda mais seu pobre povo... a Grécia que o diga!

040 - Recife... e se casaram

Encontrávamos em Salvador, meu pai e eu, quando resolvi levá-lo a Propriá, cidade do Sergipe, onde um amigo, Dom José Brandão de Castro, mineiro de Rio Espera, era bispo - fora vigário em minha terra, Coronel Fabriciano, MG.

Viagem tranqüila. Admirando-nos da diferença da paisagem saindo da Bahia, a secura da terra e do mato, adentramos no Estado do Sergipe, bem mais frondoso e bonito, e com muitos canaviais, pelo menos beirando a estrada.

Dormimos a primeira noite em Aracaju, SE, no início da década de setenta, cidade pacata e simpática. Assistimos a um jogo de futebol no recém - inaugurado Estádio Batistão. Chamou-nos a atenção a presença de toda a família: crianças e adultos, moças, senhoras de idade, homens e rapazes. Lá tomei uma vitamina de jenipapo, muito apreciado pelos nordestinos e que aqui em Minas não usamos - ainda hoje, quando me lembro, vem-me no estômago e na boca seu gosto enjoativo.

No interior - norte do Sergipe, entrando em Propriá, um calor escaldante, espantamo-nos com todo o comércio no meio da rua - sacarias, carnes, roupas, brinquedos, panelas, enfim, barracas de tudo, quase impedindo a passagem de carros e... sem uma viv'alma!

Dom Brandão explicou-nos que a cidade fazia a sesta, o povo dormia das onze às quatorze horas, todos os dias; o comércio, e até os bancos, fechavam as portas.

Mesmo beirando o Rio São Francisco, O Velho Chico, a alma da cidade e da região, o calor era sufocante - com a particularidade da ausência de janelas nos quartos das casas - atenua o calor, afirmam.

Quando o nível do rio subia bastante, um grande terreno particular ao lado da cidade virava uma lagoa, enchendo-se de peixes, tirados à medida que a lagoa secava.

Leia este tema completo a partir de 27/09/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário