sábado, 11 de setembro de 2010

Origens do Fado - Da Severa a Ana Moura passando por Amália Rodrigues - Amália

Origens do Fado - Da Severa a Ana Moura passando por Amália Rodrigues - Amália

Hoje em dia não é possível falar de fado sem se falar de Amália Rodrigues.
Artista com multifacetado talento e cultura, transforma o fado, emprestando a sua voz a todos os poetas, desde o mais popular ao mais erudito.

O papel de transformação do fado está também ligado ao repertório reunido. Amália buscava os poetas e os poetas buscavam Amália, o que significou de alguma forma uma nova revolução.
Sem nunca abandonar definitivamente o carácter popular, Amália surpreendeu ao cantar poesia de Luís de Camões, Pedro Homem de Mello, David Mourão - Ferreira, Alexandre O´Neill, Alberto Janes, Álvaro Duarte Simões e outros.

Contudo a fase dos poetas só tomou contornos verdadeiramente revolucionários quando se juntou a revolta musical, que aconteceu através de Alain Oulman. Responsável por mais de 60 temas de Amália, conseguiu com a sua criatividade e génio, a simbiose perfeita entre poesia e fado, proporcionando que qualquer poema fosse passível de ser musicado.

Torna-se assim, a 1ª fadista a assegurar espectáculos completos, ao contrário do que é habitual, que é um fadista cantar 2 ou 3 fados e ceder lugar a outro. Desta forma, Amália cria um processo de clímax-anti-clímax ao longo das suas actuações ao vivo.

A versatilidade de Amália leva-a a cantar não só o fado mas também o folclore, o flamenco, o tango, ranchera mexicana, música francesa, italiana ou americana.

Amália é a grande diva do fado, a grande lenda. Amália reinventou o fado e reinventou-se, ao longo de sucessivas revoluções.
Juntou os aplausos do povo e da aristocracia, da ditadura e da oposição radical.


Leia este tema completo a partir de 13/09/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário