sábado, 18 de setembro de 2010

COLUNA DE ABILIO LIMA

COLUNA DE ABILIO LIMA

Abílio Lima é Engenheiro Agrário com larga experiência na sua área profissional e no campo da formação e desenvolvimento de projectos.

Agenda europeia da semana.

16 a 26 de Setembro: Exposição «Portugal Europeu», em Macedo de Cavaleiros.

20 de Setembro: Comissão adopta três iniciativas destinadas a disponibilizar até 2013 a internet de banda larga a todos os europeus.

20 a 22 de Setembro: reunião de alto nível em Nova Iorque sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O primeiro desses objectivos consiste na eliminação da pobreza extrema.

20 e 21 de Setembro: Comissão organiza audição pública sobre a revisão da directiva relativa aos mercados de instrumentos financeiros.

Previsões intercalares da UE: Retoma prossegue em ambiente mundial incerto

A retoma económica na UE tem ultimamente ganho consistência. No segundo trimestre de 2010, o crescimento do PIB foi sobremaneira expressivo, e também mais equilibrado no sentido da procura interna do que anteriormente se previra. Embora ainda se espere que a actividade diminua no segundo semestre, as perspectivas são de um perfil trimestral ligeiramente melhor do que na previsão da Primavera, devido às repercussões de algum do dinamismo do segundo trimestre. Para 2010 na totalidade, prevê-se agora um crescimento do PIB real de 1,8% na UE e de 1,7% na área do euro, uma considerável revisão em alta. Todavia, a retoma permanece frágil, com um elevado grau de incerteza e disparidades entre os Estados-Membros. A previsão da Comissão para a inflação em 2010 mantém-se sensivelmente inalterada desde a Primavera: 1,8% na UE, 1,4% na área do euro. Desenvolvimento em IP/10/1111.

Nove em cada dez europeus são claramente favoráveis à ajuda ao desenvolvimento, segundo uma sondagem de um Eurobarómetro especial


Um Eurobarómetro especial publicado a 13 de Setembro revela que os cidadãos europeus continuam a ser firmes defensores da ajuda concedida aos países em desenvolvimento. Uma semana antes da reunião de alto nível das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a sondagem mostra que 89 % dos inquiridos consideram a ajuda ao desenvolvimento importante ou muito importante.
Dois em cada três europeus acham que a UE deve cumprir a sua promessa, ou mesmo levá-la mais longe, de aumentar a ajuda ao desenvolvimento para 0,7 % do PIB até 2015, o prazo fixado para realizar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Este apoio, expresso por uma vasta maioria de cidadãos de todas as nacionalidades, tem-se mantido sempre em níveis elevados, não obstante a crise financeira e a situação económica na Europa. Neste contexto, três quartos dos europeus (76 %) afirmam estar convencidos de que, ao contribuir para evitar as duplicações e assegurar a eficácia da ajuda, a colaboração entre os países da UE constitui uma mais-valia. Desenvolvimento em IP/10/1116 e MEMO/10/403.

Leia este tema completo a partir de 20/09/2010

2 comentários:

  1. Este jornal tem a função de divulgar o que é de raiz, o que é tradicional, no Brasil há a música de raiz, ou seja a Música Caipira, o cantor e compositor Junior Clube que se denomina Sertanejo Universitário, tem a tendência de Música Caipira, pois cresceu ouvindo esse estilo, Caipira, mas o Jornal Raizonline não mostra aos seis leitores este artista, é um erro, pois o mesmo trabalha no meio Caipira e tem boa aceitação. Às vezes o jornal quer mostrar uma utopia e esquece da realidade, esquece de dar valor a quem trabalha com a tradição. Há uma diferença na interpretação da cultura, a internet está pondo isso a mostra, o Jornal Raizonline também deveria fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  2. E o que é que este texto tem a ver com isso?

    Fala de Noticias da União Europeia...

    Daniel

    ResponderEliminar