domingo, 19 de setembro de 2010

Ipês Amarelos - Por Sandra Fayad

Ipês Amarelos - Por Sandra Fayad

Domingo, dia 12 de setembro de 2010, foi uma data muito especial. Não que tenha sido um dia de festa, vitória, sucesso, enlace, mudança ou mesmo desenlace. Nada disso!
Também não foi um domingo em que abri mão das caminhadas matinais no Eixão Norte, a partir das nove horas da manhã, desde a «treze» até a «cinco», ida e volta.

Não. Não foi diferente desde a «treze» até a «onze», mas daí em diante, tornou-se quase indescritível pela beleza e emoção que de mim se apossou. Posso tentar descrever como fazem os bons poetas e cronistas brasilienses, aos quais rendo homenagens. Não sei se terei o mesmo mérito.

E que os ipês amarelos, que apareciam aqui e ali de um e de outro lado do Eixão, se agrupavam na altura das Quadras «nove/dez», para voltarem a se espalhar e a se misturar com o rosa, branco, verde e os demais tons do restante da paisagem nas quadras seguintes.
As pessoas que haviam ido caminhar, correr, alongar-se, como fazem todos os domingos, não resistiam a tanta beleza e paravam sobre o asfalto, ou se deslocavam de um para outro lado do gramado em busca do melhor ângulo para fotografarem ou filmarem aquele espetáculo matinal.
Já não se via os atletas, ciclistas e patinadores dedicados aos seus costumeiros exercícios físicos. Ninguém conseguia tirar os olhos daqueles monumentos da natureza, exceto os que voltavam às suas casas exclusivamente para apanharem uma câmera, retornando com impressionante rapidez para registrarem tudo o que fosse possível, como se aquilo estivesse revestido de efemeridade imediata.

Estavam todos hipnotizados por tanta beleza. O contraste dos troncos marrons com as folhas verdes e o amarelo vivo da floração sob os raios de sol era capaz de provocar em cada um de nós um nó na garganta, uma emoção ímpar, um êxtase impossível de definir. Só há uma forma para descrever o sentimento: é senti-lo!

Leia este tema completo a partir de 20/09/2010

1 comentário:

  1. Veja as fotos do meu pê de Ipê em http://www.marcelotorca.net/meu-pe-de-ipe, o IpÊ branco floriu bem, mas o amarelo ainda não. Gostei de ver esse Ipê Amarelo deste artigo, parabéns!

    ResponderEliminar