domingo, 5 de setembro de 2010

Linguagem politicamente correta/racismo - Por Geremias Furtado

Linguagem politicamente correta/racismo - Por Geremias Furtado

Linguagem politicamente correta é um tema muito importante. Neste texto irei falar um pouco deste assunto.

Antes de tudo, parto da idéia que uma linguagem pode ser ou não considerado politicamente correto de acordo com o ponto de vista de quem é o receptor da mensagem, melhor falando, muitas vezes o preconceito reside no receptor e não no emissor, ninguém se sente inferior sem o seu consentimento.

Também não descarto a existência do preconceito no emissor da mensagem/ação. Talvez eu tenha feito uma confusão de idéias nas frases anteriores, mas é isso mesmo. Este tema é bastante delicado, e muitos aspetos podem ser postos na mesa para definir se uma linguagem é ou não politicamente correta.

O termo «Politicamente correto» não se refere apenas à linguagem falada, mas sim, a todos as formas de comunicação na sociedade, embora a que linguagem falada seja aquela em que podemos relacionar vários aspetos, como o som, a palavra, a forma de expressar com o sentido e dali analisar os sentimentos provocados. São vários os exemplos de como certos gestos e formas de agir podem ser considerados «politicamente corretos» de acordo com as concepções de cada um.

Existe um conflito pelo sentido de certas palavras e que nos permite verificar as várias micro-histórias semânticas de alto valor epistemológico, que exibem claramente o processo de criação de certos efeitos e sentido. Mesmo estando do mesmo lado, sempre há uma discórdia sobre quais são as palavras mais adequadas e quais são seus reais sentidos.

Leia este tema completo a partir de 06/09/2010

10 comentários:

  1. Você diz que "são vários os exemplos de como certos gestos e formas de agir podem ser considerados poliitcamente corretos" entretanto não ilustra, não exemplifica o seu dito.
    Outra indagação: por que usar o substantivo racismo no título do artigo, se esse tema não é trabalhado no texto?

    ResponderEliminar
  2. Olá Popas.Parabéns pelo teu artigo.O assunto que abordas é bastante complexo e pertinente,mas acho que está bem escrito para um jovem futuro jornalista que já de muito criança demonstrou ter grande personalidade.Por isso,PARABÉNS!Acho que encontraste o teu caminho pois és fluente como deve ser um jornalista.Margarida

    ResponderEliminar
  3. Caro Marcelino!
    Agradeço sua questão. Vendo bem, faltou exemplos sim. Mas digo (penso), que agir com ética e com respeito para com o próximo é politicamente correto. E quanto ao preconceito no titulo penso que o agir politicamente se engaja com o preconceito e podem ser analisados juntos. Bom é isso! Mais uma vez agradeço seu comentário e esteja à vontade para outras criticas, afinal, a gente aprende com o erros e com as criticas construtivas como esta. abraço

    Geremias Furtado

    ResponderEliminar
  4. Olá Margarida! Fico muito feliz por teres gostado. Obrigado pelos parabéns e pela força!

    abraço!

    Popas

    ResponderEliminar
  5. Na minha opiniao, o tema é bastante delicado como diz o autor, mais é também um tema oportuno, desde já lhe felicito pela coragem na na escolha e abordagem deste tema.

    No entanto como disseste e bem cabe ao receptor descodificar este "politicamente correcto".


    adelton lopes

    ResponderEliminar
  6. Excelente continua sempre assim, ja vi que vais ser um jornalista que o nosso país tanto precisa e, que nuaca existe. Parabens pelo seu sabedoria e continua no esu estudo.

    ResponderEliminar
  7. As vezes falta-nos palavras, outras vezes nem precisamos de palavras para dizer obrigado a todos os leitores, eles sabem que agradecemos sempre a amabilidades dispensada na leitura!
    Muito obrigado a todos meus amigos e leitores,

    Um abraço,

    João Furtado

    ResponderEliminar
  8. Caro Popas, não era necessário te dizer aqui, o que já te disse antes. Sempre quis que tu fosses o que me orgulho de ti ! Frontal, recto e com pensamento próprio. Não te peço que sejas mais ou menos que o que és.
    Peço-te que procures ser melhor no dia a dia e que sejas sempre um verdadeiro Jornalista.

    Tua missão como Jornalista é informar. É comentar e nunca tomar partido deste ou daquele, mas sim sempre da VERDADE....

    QUE OS TEUS PATRÕES SEJAM SEMPRE A VERDADE, A PAZ E A RECTIDÃO INFORMATIVA!

    Adoro tudo o que escreves, que Deus te abençoe,

    Do teu pai e amigo,

    João Furtado

    ResponderEliminar
  9. Cristina Ubaldo Rede Social Taquaritinga12 de setembro de 2010 às 05:49

    Olá menino, é um tema bastante delicado sim mas que deve ser abordado sem medo, pois o racismo é praticado em todas as instancias também sem medo de ferir.
    Ouse mais sem perder a ética que vocce tanto sabe trabalhar bem.
    Parabéns e um grande abraço de sua mãezinha brasileira.
    Cris

    ResponderEliminar
  10. Caro Geremias, ou o "filho do João da Praia";
    O tema de seu artigo sugere mexer em feridas mais ou menos curadas. Existe em~´os, brasileiros, uma certa vergonha por termos , de certo modo, preconceito de raças. Minha avó materna(Vó Biluca) tinha a sua cor, porém eu a amava (e amo), embora seu passamento tenha ocorrido há cinquenta anos.Mas, um pouco da culpa é dos colonizadores, não dos nativos, como eu.

    ResponderEliminar