sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Origens do Fado - Da Severa a Ana Moura passando por Amália Rodrigues - Ercília Costa por Arlete Piedade - (Continuação - Veja desde o início)

Origens do Fado - Da Severa a Ana Moura passando por Amália Rodrigues - Ercília Costa por Arlete Piedade - (Continuação - Veja desde o início)

Fado é uma expressão musical, chamada actualmente de «canção nacional», embora na verdade esteja mais ligada a Lisboa, tendo a sua origem nos bairros pobres no século XIX.
Fadista e actriz, Ercília Costa nasceu a 3 de Agosto de 1902, na Costa da Caparica, e faleceu a 16 de Novembro de 1986, em Algés. Foi a primeira grande estrela internacional do fado.

Grava um disco em Madrid, com a etiqueta da Odeon. Essas gravações, em que é acompanhada por Armandinho, só disponíveis ao público em 1930, foram passadas para CD, pela Tradisom. Já antes, em 1929, saíra um outro disco, pela editora Brunswick.
Ercília Costa em Pedido a Deus (som)

Ercília Costa foi em 1936, ao Brasil, numa comitiva que incluía Vasco Santana e Mirita Casimiro.
Ercília Costa em Fado Dois Tons (Som)

Quando regressou do Brasil foi recebida em apoteose, tendo-se realizado noites de homenagem a Ercília Costa.

Em 1937, foi a vez de Paris e, dois anos depois, actuou na Feira Mundial de Nova Iorque, a que se sucedeu uma grande digressão por terras americanas, tendo chegado mesmo a conviver com grandes estrelas como Bing Crosby e Cary Grant.
Ali, de resto, editou um disco, pela Colúmbia. Também passou pela Alemanha, Reino Unido, Espanha, entre outros países. Foi assim a grande estrela portuguesa no estrangeiro antes de Amália.
Ercília Costa nos Fados Pobreza Envergonhada & Meu Tormento (Som)

Leia este tema completo a partir de 06/09/2010

1 comentário:

  1. Amiga Arlete,
    Conhecer as raizes do fado, é tão importante para os amantes do mesmo, saber onde nasceu, como tem sobrevivido e presente, seus escritos são gratificantes.
    Obrigado pelas suas crónicas, obrigado ao Jornal Raizonline, por as publicar, enriquecendo o nosso conhecimento, sobre o fado e, as consagradas cantadeiras que fizeram do mesmo um padrão nacional.
    As suas crónicas, seus poemas, seus escritos em geral, são maravilhosos, seu dom de escrever só pode ser mesmo oferta de Deus.
    Mais uma vez obrigado, com abraço de parabens sincero e apertado.

    Emanuel

    ResponderEliminar