sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Crónicas «Ver e Sentir» - Por Cristina Maia Caetano - (LXIV)

Crónicas «Ver e Sentir» - Por Cristina Maia Caetano - (LXIV)

É sabido que toda a vida estruturada está para proveito da energia solar tirar. É sabido que toda a vida está intimamente aos ciclos do sol unida. É sabido, que ao longo de um qualquer ano, toda a vida estruturada está para tirar o maior partido das diferentes qualidades da luz solar. É igualmente sabido, que uma mudança na energia que recebemos à superfície da terra, é como uma mudança de velocidade que acelera ou abranda todos os processos da vida.

Portanto, tudo à volta do sol gira! Mas... será conhecido a extensão que a energia das cores do sol influencia na nossa vida, na nossa actividade e na nossa vivacidade? Como sabem, das três cores principais que caracterizam o sol, o tal tão amado astro rei, é o vermelho que ao amanhecer, no horizonte aparece. No entanto, será conhecido que essa mesma luz vermelha, a pressão arterial aumenta, o ritmo da pulsação e de respiração? Por outro lado, à medida que o sol no céu sobe, luz cor de laranja atinge, para finalmente ser o amarelo que graciosamente o solo inunda. Mais uma vez, será que as funções mencionadas do vermelho mais aumentadas são com a luz laranja, atingindo o seu ponto máximo com o amarelo?

Certo, certo, é que sem qualquer sombra de dúvida, respondemos emocional e fisiologicamente às cores consoante as horas do dia. Mesmo quando o sol se põe, outras são as cores com outras influências surgem. À medida que o dia termina, a luz verde o universo invade, uma redução da pressão arterial facilita, e até um ritmo da pulsação e da respiração. E... quando o verde lugar ao azul do anoitecer dá, a descontracção aumenta, atingindo o seu máximo com a escuridão total. Quando a noite, totalmente no mundo lugar ocupa, o tempo para o repouso e calmantes reflexões, perduram e perduram...

Como vêem e a bem das verdades, todos nós influenciados pela cor somos! Também é certo que a cor, tal como o espectro solar, mudanças profundas no sistema nervoso inicia. Mas é no olho, essa complexa estrutura de todo o reino animal, que ao captar a energia da luz até ao centro do cérebro, mudanças profundas ao nível da função celular originar pode. Actividade física, dos estados emocionais e mentais também. A sensibilidade do olho, enorme é pois! E é essa mesma sensibilidade e sensações específicas às cores, que o olho continuamente evoluído tem e, às mudanças de luz no nosso mundo responde. Tal como é evidente, que é através dessa «janela da alma», que a cor, um doce alimento para as nossas emoções se torna, reflectindo mesmo pensamentos e disposições de forma consciente e até mesmo inconsciente.

Leia este tema completo a partir de 14/2/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário