domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pão de Deus - Conto de Liliana Josué 

Pão de Deus - Conto de Liliana Josué

- Por favor, um pão de Deus, misto, com manteiga.

Vários odores exaltam-me as narinas: doce - amargo de chocolate, açúcar mascavado, pão acabado de cozer. Tudo regado com o aroma rei do café.

- Mais um sumo de laranja, natural!

Inúmeras criaturas sorriem-me do interior do balcão forrado a vidro: cabeças de chapéu e nariz vermelho , outras em forma de cone de cerejinha vermelha no cimo, e outras ainda assemelhando-se a ratos de sorrisos felizes por mais cedo ou mais tarde serem devorados, não por gatos, mas por gente. Cores e mais cores aguçam a a minha gula.

Barrigas e cotovelos atiram-me contra o balcão, não sei porquê mas é sempre assim!?. Ao mesmo tempo vozes gritadas ou soturnas se me enrolam ao ouvido que eu sacudo como moscas irritantes. Nem dá para sentar ou apenas ouvir os meus próprios pensamentos. Mecanismos consumistas, mas nós gostamos pois estamos lá todos os dias. Sempre barafustando, mas sempre lá!

Fecho-me no meu aconchegado eu e vou espreitando só por uma sumida fenda, não vá alguém querer entrar.

Logo chegam o imbecil mais o doidinho. O primeiro ri-se para toda agente duma forma quase infantil, como que a pedir desculpa por ter nascido e ao mesmo tempo feliz por ostentar uma moeda de cinquenta cêntimos na mão. O segundo grita e balbucia impropérios na raiva de qualquer coisa que ninguém percebe, mas ele deve entender-se.

Bocas indiferentes ruminam o seu quinhão desligados de tudo o resto, apenas o naco importa.

Nova baforada de café envolve o ambiente e o apetitoso pão de deus é colocado à minha frente junto ao colorido sumo de laranja. Eu rio interiormente de mim própria constatando: «És como os outros, «igualzinha». Mentalmente vou soletrando o nome da fofa guloseima: PãodeDeus... Pão-de-Deus... Pão de Deus... . É um nome interessante. Um Pão de Deus feito pelo homem, leve macio, gostoso, com nada em demasia. Uma dádiva divina através da mão humana. Pão de Deus..., de certo a mais bonita designação para um semi-bolo. Mas se analisar o tema mais a fundo posso concluir que um pão de Deus também pode ser um soco na boca ou no estômago e assim deixa de ser saboroso passando a ser doloroso.

Leia este tema completo a partir de 7/2/2011

1 comentário:

  1. Refletir sobre a natureza humana frente a um objeto carregado de simbologia para a cultura judaico-cristã (o pão) é uma estratégia narrativa interessantíssima, que pode suscitar mais e mais textos. Parabéns, Liliana.
    PS: Por que você não posta este texto no blog Liliana e o mundo?

    ResponderEliminar