domingo, 13 de fevereiro de 2011

José Varzeano - Alcaria Alta, foi o mais importante «monte» da freguesia de Giões

José Varzeano - Alcaria Alta, foi o mais importante «monte» da freguesia de Giões

A povoação de Alcaria Alta, e que por não ser sede de freguesia é designada por «monte», situa-se no concelho de Alcoutim, de onde dista cerca de 25 km e na freguesia de Giões ficando a uma distância de aproximadamente 4 km a Sul da sede de freguesia.
A partir de Alcoutim alcançamo-la através das estradas nº 122-1 e nº 124 no sentido Alcoutim - Barranco do Velho e percorridos cerca de 23 km encontramos à esquerda uma placa que nos indica, Alcaria Alta, 2 km.

Em 1987 (1) aparece-nos referido que se acaba de aprovar, entre outros, o concurso de um caminho rural da estrada nacional 124 a Alcaria Alta.

Desde há muito que havia uma vereda por onde se passava com dificuldade e que chegámos a utilizar.

O caminho é asfaltado e os estevais dominam. Notava-se o traçado telefónico pois um posto público foi lá instalado em 1989. (2) O piso, então de terra batida, encontrava-se (1977) em muito mau estado. Algumas amendoeiras e um ou outro eucalipto.

Depois de uma curva pronunciada, aparece-nos uma placa toponímica indicando a povoação que se vê no cimo de um cerro. A esquerda, deixámos a escola primária há muito desactivada por falta de alunos, encontrando-se muito mal tratada com vidros partidos e outros estragos (1987).

Presentemente (2009), tal como a foto mostra, encontra-se pelo menos reparada no exterior, talvez resultante da remodelação efectuada em 2002. (3)

A criação de um posto de ensino escolar é solicitada em 1932 (4), pedido reforçado dois anos depois. (5)

Esquerda: Escola Primária. Em segundo plano casa recuperada de Celestino Afonso filho de José Afonso - falecido - (ambos GNR) e Isabel Coelho Afonso (falecida).
Entrámos num monte de dimensão razoável, podendo classificar-se, a nível de número de construções, um dos grandes montes do concelho. Destaca-se do conjunto uma edificação ao gosto regional, dos anos vinte e propriedade de lavrador local.

Será altura de referir o topónimo muito vulgar em Espanha e em Portugal, principalmente a sul no Tejo, Alentejo e Algarve.

Alcaria deriva do árabe al - qariâ, aldeia, vila, pequena povoação (6). Temos conhecimento de doze povoações assim designadas e podemos-lhe juntar mais quatro no plural, contudo, à grande maioria juntou-se-lhe um qualificativo para a distinguir das outras, nomeadamente as mais próximas. A esta, devido à sua posição topográfica, juntaram-lhe Alta. Encontramos duas no país, a outra situa-se no concelho de Almodôvar, freguesia de Gomes Aires.

Os qualificativos têm origens diversas como Branda, Ruiva, Cova, Cume, Fria, Fernão Vaz, etc. (7)

Na freguesia de Cachopo, existe Alcarias Baixas.

Casa recuperada de João Baltazar Guerreiro (falecido) e família.
Os arruamentos vieram a ser pavimentados conforme adjudicação que teve lugar em reunião da Câmara de 22 de Julho de 1992. (8) Mais tarde (1999) veio a verificar-se uma nova intervenção neste sentido. (9)

A par de recentes edificações e que por vezes nada têm a ver com a região, ainda se vêem velhas construções de xisto, resquícios de velhas e desactivadas pilheiras, tal como fornos de cozer pão.

Até se pode observar uma interessante chaminé ao gosto alentejano, ou não seja a freguesia de Giões aquela que assimilou mais características daquela região.

A possibilidade da recolha de água potável foi sempre uma preocupação destas povoações que tinham muitas dificuldades para receber um pequeno subsídio municipal ou estatal.

Assim, em 1933, é concedido pelo Estado, um subsídio para a abertura de um poço, (10) mas não se conseguem arranjar homens a menos de 130$00 por metro de profundidade, apesar da Câmara fornecer dinamite e fulminantes. Devido à muita necessidade do mesmo foi autorizado pagar mais 10$00 por metro, sendo encarregado de fiscalizar os trabalhos a efectuar o proprietário local, Manuel Tomás Lourenço. A abertura do poço veio a custar a quantia de 1.540$00

Leia este tema completo a partir de 14/2/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário