domingo, 13 de fevereiro de 2011

COLUNA UM - Daniel Teixeira - O portal Raizonline e o efeito ping - pong

COLUNA UM - Daniel Teixeira - O portal Raizonline e o efeito ping - pong

Aprendi com os especialistas em temáticas empresarias que vamos lendo no nosso jornal um duplo princípio bem simples: um bom título chama a atenção do leitor, um bom conteúdo acaba por fazer com que o leitor leia o texto. Pelo menos na primeira parte acho modestamente que acertei.

Que há de melhor do que lembrar duas bolas branquinhas (casca de ovo) saltitando de um lado para o outro da mesa, batidas habilidosamente por duas pessoas que fazem com os seus gestos verdadeiros efeitos borboleta (borboletas a voar nada de terríficos presságios sobre a incerteza e os seus princípios).

Não me lembro se já contei que um alto responsável pela então Junta Autónoma das Estradas foi despedido (como era quadro superior foi demitido e não despedido - isso do despedimento é para o comum dos mortais!) por ter afirmado que uma dada passadeira para peões elevada numa estrada tinha caído devido ao efeito borboleta...o tal, o outro, o que não tem estética nenhuma.

Pois bem, regressando agora à terra, quando iniciámos o nosso Portal pensámos modestamente que o nosso sucesso seria tão relativo como tem sido em relação a outra iniciativas: quer dizer, a gente coloca o serviço em acção, muitas vezes por termos também sido criticados por o não termos (caso dos comentários nos textos, por exemplo) e depois, enfim, depois não é propriamente aquilo que nós gostaríamos que fosse: tudo se passa como se o importante fosse ter a coisa e não propriamente tê-la para que seja utilizada.

O fenómeno aliás é geral pela Net fora neste campo exemplificador acima: vejo com regularidade Blogues quase sem comentários nenhuns ou mesmo nenhuns e aqueles que me estejam a ler e tenham também Blogues sabem bem quão difícil é obter alguma interacção neste fluído mundo. São gente boa, os leitores, na sua larga maioria, boa, mesmo boa, mas silenciosa ou quase.

Como dirá qualquer um realista que se tenha confrontado com o agradável mundo das esperanças e recuado a tempo :«não se pode ter tudo»!
Mas nós temos, (quase tudo) no caso do Portal que serve de título e tema desta exposição: temos até pessoas de relevo, de grande relevo mesmo que teimam em dar-nos permanente coragem para continuar que dizem até «que se sentem honradas por constar no nosso Portal» (sic).

Leia este tema completo a partir de 14/2/2011

1 comentário:

  1. "São gente boa, os leitores, na sua larga maioria, boa, mesmo boa, mas silenciosa ou quase." É verdade (espero...), entramos, lemos, sorrimos, continuamos a ler, acenamos com a cabeça,satisfeitos, e depois saímos, pé ante pé... Mas o Raizonline e os textos publicados são, na verdade, muito apreciados - como este, por exemplo -, a sua leitura é um prazer. É realmente admirável este projecto, que vem crescendo em qualidade e dimensão, nunca sendo demais enaltecer a espantosa dedicação e trabalho que impulsionaram tão grande empreendimento e lhe insuflam vida a cada dia. Um grande abraço, Ilona

    ResponderEliminar