sábado, 29 de maio de 2010

A «Aurora sertaneja» - Velúzio Neto, Dalmi e eu, ao vivo, na rádio Rio Turvo FM

A «Aurora sertaneja» - Velúzio Neto, Dalmi e eu, ao vivo, na rádio Rio Turvo FM
Por Se-Gyn

Na rádio comunitária Rio Turvo FM, da cidade de Turvânia, Goiás, é apresentado aos domingos pela manhã, o programa «Aurora Sertaneja», produzido a apresentado pelo Velúzio Neto*, um sujeito simples, correto e, muito popular, na terrinha.

O seu estilo de locução, fiquei matutando, lembra a locução dos apresentadores da rádio Difusora de Goiânia - a rádio que todas as famílias da região ouviam, nos tempos em que morávamos na fazendinha do avô Rodolfo, muito em especial, o jeito intimista e, bem humorado do saudoso «capitão Reizão».

O «capitão Reizão» era o animador de um programa nas manhãs de domingo, com apresentação de músicos sertanejos de Goiás, ao vivo do estúdio, com platéia e, tudo.

A platéia, aliás, era formada pela turma que ia até lá, para mandar recado para suas famílias, no tempo em que o telefone era algo inacessível e caro, por essas bandas...

Quando estou passando o fim de semana ou, as férias em Turvânia, não gosto de perder o programa. É a chance de ouvir boa música sertaneja e, acompanhar um programa de rádio feito como aqueles que eu ouvia quando criança - daquele mundo de amigos e experiências do qual iria me apartar, depois de crescer e, vir pra capital do Estado, como boa parte da juventude local, em busca de oportunidades.

Velúzio Neto, que é meu primo e amigo de infância, capricha nos detalhes da locução, pois sabe que está falando para o público da região, gente com quem convive ou tem contato.

Mas, ele sabe levar a coisa com tranquilidade. Não faltam em suas falas, tiradas bem humoradas ou engraçadas, recados explícitos ou mais ou menos, e abraços «especiais» pra os ouvintes da zona rural e, urbana. Ninguém gosta de ser esquecido, na hora dos recadinhos e, dedicatórias de música.

Anotei umas frases e, tiradas, pra terem uma idéia do clima em que o programa decorre. Por exemplo: «Agora é hora de tomar aquele cafezinho cheiroso e, gostoso, ouvindo o programa Aurora Sertaneja», «Voce já colocou o radinho no mourão da porteira do curral, pra ouvir o Aurora Sertaneja?» - numa referência e homenagem ao lendário programa «Mourão da Porteira», apresentado por Claudino Silveira por décadas, na Rádio Difusora de Goiânia , «Ô, fulano, já tá no curral tirando o leitinho das branquinhas? Rapaz, anda depressa, senão o leite vira coalhada!», «Hoje é dia daquele franguinho na panela, feito com capricho pelas donas de casa. Olha, não esqueçam do tempero, hein?» ou, «Um alô, aos amigos feirantes, que estão aí começando o dia. Um abraço pro Dinego do Pastel e, Tamiro do Churrasquinho. Ô Tamiro, como é que é? Já tá servindo o «txai» pros fregueses?" - txai é o código pra pinga ou outra bebida quente - coisa sobre a qual não se fala em rádio comunitária, é claro...

Sem comentários:

Enviar um comentário