sexta-feira, 28 de maio de 2010

COLECTIVO CILLERO expõe em SINTRA - «A QUE CHAMAMOS PAZ» - Composição de Afonso Santana

COLECTIVO CILLERO expõe em SINTRA - «A QUE CHAMAMOS PAZ» - Composição de Afonso Santana
PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA, CERAMICA, VIDRO, POESIA

Alicia Castro López - Bart Van Oijen - Dimitri Katalinic - Fermín de Bedoya - Friedhard Meyer - Jean Rouzaud Jesús Díaz Hernández - Luís Athouguia - Luis Machí Gómez - Manuel Ruiz García - Pablo Baeza Pilar Hernández Otero - Rafael Catalán Ynsa - Samantha Torrisi
Inauguração dia 5 de Junho, Sábado, às 16h00

O Colectivo Cillero, como grupo formado por artistas residentes na União Europeia, considera que a Europa é, sobretudo, uma comunidade de valores, e os valores primordiais europeus baseiam-se na prática da tolerância, da participação e da solidariedade.

Nos últimos tempos demonstrou-se que a democracia é uma garantia para a paz, apesar de não por si mesma, apenas em função dos valores que a sociedade desenvolve. O mero sistema de representação, como estrutura, garante o exercício do poder pelas maiorias, mas não impede, como se demonstrou na história recente, que algumas maiorias apostem em atitudes violentas de repressão e domínio para a manutenção dos seus interesses.

Frente aos argumentos do poder e das armas para impor a paz, apelamos à responsabilidade do comportamento de cada cidadão como indivíduo livre e soberano capacitado para desenvolver o seu próprio critério, dentro do respeito pela sociedade. Entendemos que o verdadeiro projecto de construção da paz não pode sustentar-se sem a assunção pessoal de valores, o que não é socialmente possível sem uma cultura e uma educação cimentada na solidariedade para construir relações de utilidade e justiça entre os cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário