domingo, 2 de maio de 2010

Desgaste inútil.- Crónica por Haroldo P. Barboza

Desgaste inútil.- Crónica por Haroldo P. Barboza

Para existir um bom relacionamento humano e manter uma boa qualidade de vida, o fator básico é a boa convivência entre os habitantes de cada comunidade. Tipos de comunidades em ordem alfabética para não dar margem a algum tipo de preconceito: bairro, cidade, clube, condomínio, empresa, favela, igreja, site, vila .
A boa convivência se estabelece a partir do respeito às normas combinadas entre os interessados em reuniões regulares. E certo que nem sempre as normas agradam à totalidade dos afetados. Cabe a estes, nas oportunidades adequadas, apresentarem seus argumentos lógicos para modificar e adaptar as regras em vigor.

Mais importante ainda é aceitar e praticar as definições estabelecidas pela maioria em tais reuniões.

Ou mudar de comunidade até encontrar uma cujas regras atendam suas expectativas.

Apesar das reuniões terem o objetivo de equacionar os problemas que incomodam a comunidade e servirem como oportunidade para pessoas se reverem, em média 70% dos convidados não comparecem. Ou abandonam a reunião após 15 minutos de presença. Depois reclamam das decisões tomadas pelos que permaneceram e demonstram preocupação com os assuntos da pauta. Isto é um desperdício de tempo e de energia que poderiam ser canalizados em prol do interesse comum.

No entanto, os poucos que transgridem as leis quando lhes é conveniente, ficam chateados quando são lembrados para não agirem de forma errada. Não demonstram humildade mínima para reconhecer as falhas e chegam a evitar os vizinhos que lhes pedem uma postura correta. Imaginam que são vítimas de «perseguição». Talvez nem leiam o restante deste texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário