domingo, 9 de maio de 2010

BIOGRAFIA E ENTREVISTA A DULCE RODRIGUES - ESCRITORA PORTUGUESA RESIDENTE EM PORTUGAL E NA BELGICA

BIOGRAFIA E ENTREVISTA A DULCE RODRIGUES - ESCRITORA PORTUGUESA RESIDENTE EM PORTUGAL E NA BELGICA

Raizonline (RO): - Como sabe já publicámos há alguns meses, um artigo sobre a sua actividade literária e cultural. Gostaríamos de a dar a conhecer melhor aos nossos leitores e portanto agradecemos que dentro do possível, nos esclarecesse alguns detalhes da sua carreira e actividades, através desta pequena entrevista. Assim não se importa de partilhar com os leitores do nosso jornal, como e quando começou a escrever e porque escolheu dedicar-se á escrita infantil?

Dulce Rodrigues (DR) - Primeiramente, gostaria de agradecer o artigo que Raizonline publicou há alguns meses sobre as minhas actividades. Foi muito simpático da vossa parte. Agradou-me verificar que Raizonline se interessa pela cultura portuguesa e os seus actores e agentes de uma maneira geral, não unicamente por aqueles « consagrados » pelos meios de comunicação oficial.
Relativamente à vossa pergunta, a verdade é que esta paixão pela literatura infantil já vem de há muito. Como leitora, porque quando criança passava mais tempo doente do que o contrário, e as pessoas da família ou amigos que me visitavam levavam-se sempre um livro. Mas também como « contadora » de estórias às outras crianças, algumas mesmo da minha idade.

Infelizmente, a minha vida pessoal e profissional não me permitiram dedicar-me a essa actividade antes de me reformar, mas isso aconteceu mais cedo do que seria de esperar, por razões de saúde. Estávamos em Janeiro de 1999, eu tinha ido buscar o meu cão Barry que ficara no canil durante as nossas férias de Natal a Portugal e, nessa altura, veio-me à ideia escrever um livro infantil contando estórias de alguns dos meus animais de companhia ao longo dos anos.
O livro foi publicado na Bélgica sob o título « L’Aventure de Barry, suivie d’autres histoires d’animaux et d’enfants ». Eram todas estórias verdadeiras, portanto, e a que dava o nome principal ao livro foi de facto a aventura vivida pelo meu Barry quando o trouxemos de Portugal para a Bélgica.
A título de curiosidade, atendendo a que tanto esse livro como o CD-Rom em português estão esgotados, tenciono fazer novas edições este ano, mas somente da aventura do Barry, como, aliás, foi o caso com o livro que publiquei recentemente nos Estados Unidos e Canadá.
Quanto às outras estórias, umas já foram publicadas entretanto em francês como peças de teatro – e uma delas representada na Roménia e no Luxemburgo. Outras serão publicadas também isoladamente, quando a oportunidade se apresentar.

2 comentários:

  1. Quero cumprimentar a minha estimada amiga Arlete Piedade pela magnífica exposição incluindo não só a biografia da escritora portuguesa Dulce Rodrigues mas também uma entrevista viva e muito interessante com a mesma. Tive muito gosto em conhecer a Escritora e logo que tiver oportunidade visitarei os seus sites.
    Os meus Parabéns por tão excelente divulgação!
    Um abraço agradecido, Maria

    ResponderEliminar
  2. Em certo sentido pode dizer-se que a entrevistada é «maior» que a entrevista mas só conseguimos comunicar aquilo que se pode escrever...

    ResponderEliminar