sábado, 15 de maio de 2010

Coluna de Cecilio Elias Netto - 13 de Maio e Isabel, a injustiçada e Homenagem do Raizonline a Cecílio Elias Neto

Coluna de Cecilio Elias Netto - 13 de Maio e Isabel, a injustiçada e Homenagem do Raizonline a Cecílio Elias Neto

Não é qualquer novidade dizer estarmos ainda vivendo tempos de apologia ao descartável. Tudo, quase absolutamente tudo, tem sido descartável: honestidade, moralidade, honra, princípios, valores, símbolos, modelos, referenciais, memória, história. Vai-se, por isso, criando edifícios que ruem a cada sopro mais forte de novos ventos e modismos. O que vale hoje não tem mais qualquer validade amanhã. O perene – e há a perenidade da dignidade humana – passou a ser transitório. E o relativismo coloca ao rés do chão qualquer pretensão de um valor absoluto, tal qual, por exemplo, essa mesma dignidade humana, misteriosa e intangível.


Cecílio Elias Netto é um dos nossos primeiros colaboradores. Desde os nossos primeiros números, ainda experimentais, feitos em formatos diferentes, e que agora consideramos de verdadeira má qualidade - tal como acontecerá com este formato actual quando ele for substituído - contactámos este amigo que não conhecemos senão por este meio virtual e através dos seus escritos no Jornal A Província ( de Piracicaba).
Respondeu-nos desde logo dizendo, e citamos «que podíamos publicar tudo o que era de sua autoria» e assim temos feito ao longo dos tempos, com um pequeno interregno nestes últimos números.
O seu primeiro trabalho aqui publicado «O chicletes e perda da inocência» podem lê-lo aqui.
A sua resposta pronta e a sua disponibilidade, partindo de quem partia, um veterano, um jornalista de tarimba (como aqui se diz), uma pessoa de créditos e mérito reconhecidos, tanto em termos jornalísticos como mais geralmente histórico culturais, comoveu-nos. Comoveu-nos e ajudou a cimentar a nossa opinião de que o seu «aval» era uma espécie de voto de confiança no nosso trabalho, na nossa capacidade de trabalhar, na viabilidade do nosso projecto.

Temos apresentado numa outra coluna algumas das « Pessoas que nos honram». E honram-nos porque colaboram connosco, pelo tempo e pela qualidade dos seus trabalhos, pela sua personalidade, pela sua disponibilidade, por fazerem parte do nosso mundo.
Sem tirar o merecido mérito a essas pessoas que nessa coluna têm sido citadas, o Cecílio Elias Netto - que ele nos permita esta familiaridade de tratamento - na sua forma específica de intervir, no significado que retirámos da sua vontade em ceder trabalhos seus é uma das primeiras pessoas entre as primeiras que nos honram.
Bem haja amigo Cecílio...a memória do Raizonline pode falhar (e falha e falhou) mas não esquece nunca!!

Daniel Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário