sexta-feira, 14 de maio de 2010

COLUNA DE ROSA PENA - Em busca da palavra certa

COLUNA DE ROSA PENA - Em busca da palavra certa

Em se tratando do mundo virtual, necessário se faz a busca da palavra certa, para dar a exata noção da mensagem que se enviou.

Não contamos com os recursos do “ao vivo”, não temos o gestual, o sorriso que ameniza a dureza de uma palavra, ou aquela piscada de olho que desmente a seriedade do que foi dito — afinal não era tão sério.

Essa busca, por vezes, exaure quem escreve, pois sempre fica a sensação de dúvida: «será que meu destinatário vai sacar exatamente o que eu quis dizer?»·

Diferenças regionais devem ser levadas em conta. A palavra sacana, por exemplo, aqui no Rio, difere de outros lugares. Lembro bem que um amigo do interior dos confins ficou ofendidíssimo com um «sacana» meu. Lá, sacana só é usado para atividades sexuais.

E quando se trata de sexos opostos? Preocupados ficamos em demonstrar ao poeta homem que o beijo enviado era um beijo amigo, beijo sem assédio. Ele idem... Estou me lembrando de um poeta muito lindo, que sempre que o formatava enviava um obrigado, um recado... «Eu te adoro», e no final... «Cordiais saudações». Necessitava demonstrar respeito.

E se queremos ajudar alguém, avisando de um erro? Nossa! Mede-se vinte vezes a forma de dizer. Inúmeras vezes a franqueza é vista como grosseria... (vista quer dizer lida). Mais vezes ainda, o elogio soa como puxa - saquismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário