sexta-feira, 21 de maio de 2010

A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - Míngua - CURIOSIDADE !- Quiproquó - SE BEM O PENSOU....

A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - Míngua - CURIOSIDADE !- Quiproquó - SE BEM O PENSOU....

Míngua

- Um dos Chefes aqui colocados, depois de por diversas vezes ter insistido com o respectivo Administrador no sentido de lhe ser enviado expediente de secretaria, nomeadamente impressos que lhe permitissem elaborar a correspondência oficial, e de ter escrito até em contra-capas de livros, e como último argumento, ter usado mesmo as margens de um velho jornal pacientemente recortadas e justapostas, aí dizia que aquele seria o último papel de que dispunha.

CURIOSIDADE !

- O posto de Secretário de Circunscrição comportava, dentre outras das suas – muitas - atribuições, também a de Notário e Oficial do Registo Civil ..
Nessa qualidade constituía também sua obrigação orientar os cidadãos na confecção dos documentos necessários à obtenção do chamado de Bilhete de Identidade , ou simplesmente BI, documento de identificação individual para todo o cidadão português.
Homem de poucos risos, muitíssimo delicado por criação, eficientíssimo no seu trabalho, um Secretário preparava a pedra de mármore que serviria à colheita das impressões digitais nesse tempo exigidas a qualquer candidato à obtenção (ou renovação) do BI, quando notou que as mãos do sujeito a identificar estavam bastante sujas. Delicadamente lhe diz apontando o local onde deveria faze-lo:
- Enquanto preparo a pedra queira, por favor, lavar as mãos.
- Qual delas ? Pergunta o cidadão.

Quiproquó

- Outro Secretário, no seu gabinete de trabalho, dava instruções a uma mulher que, acompanhada da filha desejava saber quais os documentos de que esta necessitaria para contrair matrimónio...
Um a um lá os foi designando, até que se lembrou que parte dos papeis teriam que ser requeridos pela própria nubente, e necessário se tornaria reconhecer-lhes a competente assinatura.
Para tanto, imprescindível seria ter sinal aberto em cartório, pelo que se dirige à Mãe perguntando:
- Sua filha, tem já sinal aberto ?

SE BEM O PENSOU....

-Oficiais do mesmo ofício desavindos, em terra pequena, tendo que trabalhar todo o dia de todos os dias no mesmo edifício - normalmente pequeno - e freqüentemente em comum, convenhamos, deve ser como que viver no inferno....
(Não esquecer que os funcionários do Quadro Administrativo, embora civis, em quase tudo tinham que sujeitar-se e obedecer à R.A.U. -Reforma Administrativa Ultramarina - regulamento que estava bem próximo do implacável RDM -Regulamento de Disciplina Militar - no que respeita a disciplina e punições).
Numa Circunscrição, com ânimos totalmente alterados, Administrador e Secretário (posto que mais tarde passou a designar-se por Adjunto de Administrador de Circunscrição, o que bem demonstra a verdadeira «proximidade e ligação» entre ambas as funções) tal aversão quase raiava a insanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário