sexta-feira, 7 de maio de 2010

José Varzeano - Capela (ou ermida) de Nª Sª da Oliveira

José Varzeano - Capela (ou ermida) de Nª Sª da Oliveira

Para título optámos pelo da invocação, ainda que pudéssemos ter preferido o de Nª Sª de Clarines como o fez o escrivão Simão Álvares na «Visitação da Ordem de Santiago» que teve lugar nos primeiros dias de Janeiro de 1566. Os visitadores eram D. Rodrigo de Meneses, fidalgo da Casa Real e Comendador da Vila de Cacela e da Igreja do Salvador, da Vila de Santarém e João Fernandes Barregão, Prior da Igreja de Nª Sª da Castelo, da Vila de Alcácer do Sal.

A descrição do pequeno templo é feita nos seguintes termos:

Visitámos a hermida de Nosa Senhora de Clarines a qual he huma soo casa pequena; as paredes são de pedra e barro desguarnecidas, de madeira (-) da d`aguieiros, telhada de telha vãa de duas agoas; tem hum altar pequeno d`alvenaria cuberto com huns manténs e nelle huma imagem de Nosa Senhora de vulto muito velha.
O portal he d`alvenaria redondo com suas portas fechadas. Esta hermida he muito antiga e repaira se a conta de pessoas devotas. Tem hum çeo de quortinas de pano da terre sobre o altar. (1)

Como se vê, já nesta altura, era considerada muito antiga.

Nª Sª da Oliveira é um culto divulgado por D. Afonso Henriques e mais tarde «ultrapassado» pelo de Nª Sª da Conceição, com o seu «solar» no Alentejo e por intermédio de D. João IV.

Nª Sª de Clarines naturalmente por se situar nesta povoação. (Ver foto abaixo)

Sem comentários:

Enviar um comentário