domingo, 30 de maio de 2010

Inferno ou Organização? - Por Adm. Marizete Furbino

Inferno ou Organização? - Por Adm. Marizete Furbino


«O futuro das organizações e nações, dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente».(Peter Senge)

Existem organizações, nas quais não sabemos muito bem qual é o objetivo do gestor e dos funcionários. Ambos não podem ser tratados como colaboradores, uma vez que em nada colaboram para com a organização.
Tais gestores e tais funcionários corroboram para que a organização chegue mais rápida a um caos, uma vez que não trabalham em prol da produtividade, da lucratividade, portanto, não trabalham em prol da organização. Executam suas funções em prol da mesquinhez, da «rádio peão» e do «fofocódromo» dando ouvidos a fofocas, fofocas e mais fofocas.

Não entendo como ainda possuem dirigentes que, além de não enxergarem esta situação, permitem haver em sua organização este tipo de profissional. O que mais estranha, é que são pagos para executarem ações que beneficiem a organização e não que prejudique a mesma.

Estamos no séc. XXI e esse tipo de organização ainda existe. O ambiente organizacional não é harmonioso, é recheado de animosidades, não preconiza o respeito, a integração e a inter-relação entre os departamentos, bem como entre todos os envolvidos. Penso até que não sabem o valor destes pilares para que a organização não só sobreviva, mas permaneça no mercado, mercado este, onde a competitividade é tão acirrada. Sabemos que o bom relacionamento e o respeito mútuo são essenciais para que ocorra além da integração, a produtividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário