domingo, 9 de maio de 2010

CORONEL FABRICIANO - 017 - Achocolatado - A Mistura... o brinde - Amenidades:-  BENEDITO FRANCO

CORONEL FABRICIANO - 017 - Achocolatado - A Mistura... o brinde - Amenidades:- BENEDITO FRANCO

Lula critica soberania britânica nas Malvinas e pede que a ONU debata a questão sobre a exploração de petróleo...

Em alguns remédios para abaixar a pressão arterial, e tratar certas doenças circulatórias e cardíacas, usa-se, em dosagem mínima, a nitroglicerina.

Numa das firmas que trabalhei, havia a única fábrica automática de nitroglicerina do Brasil, na época, para a feitura de algumas das dinamites - entrava ela como o componente explosivo.

A nitroglicerina é um explosivo potente. Pura, não é transportável; é um líquido parecido com o mel, mais claro e menos viscoso - um líquido finíssimo e que, por exemplo, atravessaria a madeira com uma certa facilidade. O maior mérito do Nobel, em 1867, foi justamente o de ter usado produtos para estabilizar a nitroglicerina, tornando-a transportável - a dinamite.
Ela não entra na composição de todas as dinamites - hoje há inúmeros produtos explosivos - naquele tempo, o mais importante e potente, para uso em dinamites, sem dúvida nenhuma, era a nitroglicerina. Quando explode, expande-se formando gases quentes com volume três mil vezes maior que o do líquido. E obtida da combinação, sob certas condições, do ácido nítrico e a glicerina, tendo como catalisador o ácido sulfúrico. Descoberta pelo químico italiano Ascanio Sobrero, em 1846.

A velocidade de explosão da nitroglicerina é vinte e cinco vezes maior que a da pólvora e, em quantidades iguais, três vezes mais potente.

Sem comentários:

Enviar um comentário