sexta-feira, 21 de maio de 2010

José Varzeano - A capela de São Bento em Alcaria Queimada

José Varzeano - A capela de São Bento em Alcaria Queimada

Pequena nota : Ainda que já tivéssemos escrito alguma coisa sobre esta capela e englobado no monte de que faz parte o texto que aqui reproduzimos na nossa rubrica, Ecos da Imprensa, existe sempre mais algo para dizer e o nosso Tema «Templos» ficará mais completo facilitando a busca a eventuais interessados. JV

Esta pequena capela rectangular, de 5X8 m, sem incluirmos a sacristia e anexo, situa-se no «monte» de Alcaria Queimada, o segundo mais populoso na freguesia de Vaqueiros, a que pertence, segundo as Memórias Paroquiais que lhe atribui 17 vizinhos (fogos), só suplantado pelo «monte» do Zambujal, com 31.

Templo que datamos pelo menos do século XVII pois existe um Livro da Rª e Dª da Confraria de S. Bento de Alcaria Queimada com datas limites de (1717-1799). A quando das visitações da Ordem de Santiago do século XVI não aparece referida certamente porque ainda não existia.

Há cerca de trinta anos nela se dizia missa ao 4º sábado de cada mês.

Nas Memórias Paroquiais de 1758 diz-se que a paróquia tem uma ermida do Glorioso Patriarca São Bento numa aldeia chamada Alcaria Queimada, cujas ofertas pertencem ao prior de Martim Longo.

Fachada de empena de bico com armação de argamassa para suporte do pequeno sino.

Sem comentários:

Enviar um comentário