domingo, 30 de maio de 2010

Santos Populares – Festas de S. João em Portugal - Por Arlete Piedade

Santos Populares – Festas de S. João em Portugal - Por Arlete Piedade

Estamos a entrar no mês de Junho, mês dos santos populares, tanto em Portugal como no Brasil e noutros países.Já Marcelo Torca, escreveu um artigo sobre as festas juninas no Brasil e também eu no ano passado escrevi sobre o nosso Santo António, que podem rever aqui..

Então este ano para os nossos amigos brasileiros, em especial os colegas, Marcelo Torca e Antonio Santos o Acas, resolvi apresentar-vos este trabalho sobre os festejos tradicionais do São João em Portugal, que têm especial significado na cidade do Porto.
O São João do Porto é uma festa popular, de origem pagã, que tem lugar de 23 para 24 de Junho. Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam, o que é bastante desagradável.
Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir.
O fogo de artifício chega a durar mais de 40 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia muito belo e digno de se ver.

Além de tudo isto, existem vários arraiais populares, em bairros tradicionais como Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas e carnes.
A festa dura até às três ou quatro horas da madrugada, quando a maior parte das pessoas regressa a casa. Os mais resistentes, normalmente os mais jovens, percorrem toda a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol.

1 comentário:

  1. Cara Arlete,
    Grato pela citação de meu nome em seu artigo formidável, sob todos os aspectos. As festas juninas, juntamente com os festejos natalícios, realmente me comovem. Aprendi um pouco mais contigo neste artigo; um toque de fada. Da fada Arlete.

    ResponderEliminar