domingo, 2 de maio de 2010

COLUNA UM - Daniel Teixeira - Onde as direcções sociais procuram sacar

COLUNA UM - Daniel Teixeira - Onde as direcções sociais procuram sacar

O mundo actual, todo ele, está uma desgraça em vários aspectos e neste 1º de Maio cabe bem melhor falar do plano financeiro dos que de outros planos. O título não mete apenas os estados, mete todo o conjunto directivo nacional e internacional que tem deteriorado progressivamente algumas das certezas que foi construindo ao longo dos séculos tal como a questão das reformas (aposentadorias) e suas remunerações.

Mas é preciso primeiro saber se as sociedades e os seus directivos estão hoje nas mesmas condições neste plano em que estavam na altura em que o projecto das reformas / aposentadorias foi gizado por Bismarck. Como se sabe o objectivo do Chanceler foi o de frear o crescimento da social - democracia e isto deve ser bem visto também no plano das anteriores leis compulsórias de apoio aos pobres.

Estes episódios devem ser vistos em toda a sua complexidade, que é verdadeiramente longa para ser descrita aqui: o risco da indigência, tão bem retratado por Charles Dickens e referenciado por Malthus, vem desde o princípio dos tempos. Em rigor sempre houve pobres e ricos, ricos muito ricos e pobres muito pobres.
O objectivo dos gestores sociais tem sido ao longo dos tempos fazer diminuir os riscos quer de revolução social, quer de propagação de epidemias, quer obter aquilo a que se chama de uma forma genérica «segurança social»; evitar a proliferação dos roubos e das mortes violentas, etc.

1 comentário:

  1. A situação do trabalho não é fácil, nõa está fácil, mas querer ganhar cada vez mais e formar grandes riquesas significa deixar alguém pobre e sem condições de vida digna.

    ResponderEliminar