quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Agenda Cultural Congressos e Eventos Culturais- Por Manuel Fragata de Morais 

Agenda Cultural Congressos e Eventos Culturais- Por Manuel Fragata de Morais


III SEMINARIO LITERATURA, GUERRA E PAZ - Em torno da violência: palavra, corpo e imagem

Este encontro, que fez parte do VII Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e Africa, teve como organizadores a Universidade Feral Fulminense, no Rio de Janeiro, através da sua Faculdade de Letras e do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana.

O VII Seminário buscou dar continuidade ao espaço de discussão criado no Instituto de Letras da Universidade Federal Fulminense, em que se vem reavaliando a ampliando reflexões teórico - críticas que fundamentam o estudo das Literaturas produzidas em Portugal e Africa de língua oficial portuguesa.

IV ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DE LINGUA PORTUGUESA

Este IV Encntro decorreu, de igual modo, em Ouro Preto, com uma vasta participação de escritores angolanos, nomeadamente o autor desta recolha, Manuel Fragata de Morais, Luandino Vieira, Pepetela, João Maimona, Abreu Paxe, Jacques dos Santos, Kanguimbo Ananás, Akiz Neto, entre outros mais.
O tema central deste grande evento foi «Africa - dinâmicas culturais e literárias», numa realização da Pontfícia Universidade Católica de Minas Gerais, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto.

O FORUM DAS LETRAS EM OURO PRETO

Tive a honra de estar presente neste grandioso evento, e a infelicidade de não ter tido a possibilidade de apresentar uma comunicação, ao lado de Laurentino Gomes, moderados pelo Clóvis Bulcão, por razões que aqui não cabem.
Todavia a grandeza do evento ficou marcada, sobretudo pelo destaque que deu a Africa e a Angola e por nos permitir o contacto directo com uma cidade que representa tão de sobremaneira elevada, quanto o esforço involuntário de milhões de africanos contribuiu para o desenvolvimento multifacetado deste nosso país irmão, o Brasil.

Leia este tema completo a partir de 29/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário