sábado, 13 de novembro de 2010

Salvemos o ENEM - Por Abílio Pacheco - Let’s Save Enem!

Salvemos o ENEM - Por Abílio Pacheco - Let’s Save Enem!

Meus caros! My english is very bad, por isso fui de espanhol no vestibular, na seleção de mestrado e em tudo quanto foi de necessidade com língua estrangeira. Exceto no ENEM, que não fiz. Não é do meu tempo. Mas a discussão da inclusão do espanhol no currículo mínimo do ensino médio, quero dizer, do segundo grau, esta é do meu tempo.

Pobres meninos e meninas de meu Brasil que se mataram o ano todo para um exame que era para ser um substituto parcial ou integral do famigerado vestibular. Pensei nele como um placebo, mas saiu-me um remédio amargo com efeito de revés. Por pior que fossem os vestibulares, nenhum deles, nunca, nunquinha fez um estrago tão grande nas mentes de nossos jovens, que antes se preocupavam com o conteúdo, com aprender coisa que às vezes não ajuda a atravessar a rua, mas agora têm que se preocupar com artimanhas jurídicas para derrubar ou manter o exame, têm que se preocupar com o que escrevem nas redes sociais, pois estão sendo monitorados. Era um ensaio para a vida, mas está sendo a vida mesmo.

E é por isso que eu até falo mal do governo; falo mas não escrevo. Não falo de bem também para não encher demais a bola quando merecem. Mas também não vou escrever de bem. Já tem muitos fazendo isso. Agora, como dizem aqui nessas plagas, agora por cá esta palha; é preciso salvar o ENEM. Salvar o ENEM ou acabar de vez com ele. Quem sabe trocar seu nome, como empresas (e até instituições públicas) fazem quando não há marketing que resolva. Mas isto, só de 2011 para diante, pois hoje, repito: temos que salvar o ENEM.

Depois do desastroso exame do ano passado e de ter ficado com a imagem abalada diante de nossos jovens e, sabe-se lá, até diante de instituições públicas sérias que logo pularam de banda e cortaram o exame de seus processos de acesso… Depois de não sei que erros cometidos no ano passado, era necessário que este ano fosse tudo as mil, mas não foi. Quem trabalha com marketing sabe melhor que eu que um cliente (sim, os alunos = clientes) insatisfeito pode levar 10 embora. Os tais 2% no que se refere às provas amarelas vão ter seu alto-falante. São clientes insatisfeitos. Por mais que as explicações jurídicas mantenham o exame desse ano e que a tal fórmula tão citada tantas vezes convença e tenham que refazer a prova, é como comprar um produto qualquer e ter que trocá-lo. O prazer da compra já se esvaiu. A confiança no fabricante se perdeu.

Leia este tema completo a partir de 15/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário