domingo, 21 de novembro de 2010

Boca de urna - Por Abilio Pacheco

Boca de urna - Por Abilio Pacheco

«Ainda estão conferindo os votos!? Quem está na frente?» Quantos dos poucos leitores que vem até aqui votaram, como eu, em urnas de lona? Acho mesmo que a maioria deve nunca ter visto uma urna de lona, assim como nunca viram um disco de vinil ou um telefone à ficha. Se não fosse a urna digital, ainda amanheceríamos esta quarta sem saber quem havia vencido as eleições. Talvez a apuração ainda durasse até sexta-feira.

Eu mesmo votei poucas vezes na urna digital. Longe de meu domicílio eleitoral, tenho mais justificado que votado. Nas primeiras eleições em que participei ativamente (uma ainda não votando), além de não ter ainda contato com este objeto inovador em termos de apuração, foram os anos em que trabalhei em boca de urna. Causa-me espanto a quantidade de pessoas que foi pressa este ano fazendo isto. Mesmo na época era espantoso, reservavam um ginásio para os detentos. Causa espanto como prendem tantos e tantos escapam. Eu escapei, ileso.

Não tão ileso. Fiz boca de urna duas vezes. A primeira para a direita, além da aventura, receberia um trocado que faria alguma diferença no meu parco orçamento de adolescente (sim, ainda era menor de idade). Na época, reuni-me com outros do mesmo top que eu para poder «trabalhar». Era fácil saber quem estava fazendo boca de urna pelo mesmo candidato: tínhamos uma fitinha de duas cores presa no braço.

A segunda vez foi para a esquerda. De novo a aventura, mas desta vez não havia trocado, mas ideologia. Foi meu primeiro ano como eleitor e já parecia antever alguns problemas da esquerda, suas relações internas. Não, eu não era (nunca fui) filiado, só simpatizante. Nesta época, eu era ativo no grêmio da escola e frequentava os meios intelectuais que me eram permitidos na minha Macondo.
Frequentava também espaços ligados ao partido e aos principais candidatos. Entretanto, fiz campanha, panfletagem e boca de urna para um candidato a vereador inexpressivo. Eu sabia que o voto de legenda era importante e que, mesmo sem ganhar, os votos que ele recebesse ajudariam os candidatos principais. Mesmo dizendo isto, o pessoal torceu-me a cara.

Daí não saí tão ileso. Para a direita, não trabalharia depois nem por dinheiro. Quando comecei a compreender um pouquinho de política optei pela esquerda, mas acho que demorei a entender seus descaminhos. Atualmente não faço boca de urna nem campanha. Não quero correr o risco de alguém errar junto comigo. De todo modo, valeu pela aventura, e os arranhões podem ter ajudado a engrossar a pele.

Leia este tema completo a partir de 22/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário