domingo, 14 de novembro de 2010

O PROJECTO AQUI HÁ GATO - Literatura e Arte Infantil - Por Arlete Piedade

O PROJECTO AQUI HÁ GATO - Literatura e Arte Infantil - Por Arlete Piedade

Por diversas vezes passei junto á montra da Livraria Infantil Aqui Há Gato, e desde o início que a minha curiosidade ficou desperta. Em primeiro lugar, porque o «gato» (que é uma gata), existe e é real. Podemos vê-la descansando, ora enroscada nos livros, ora na montra, ora na entrada.

Em segundo, porque o espaço é muito apelativo, cheio de cor, alegria e ideias inovadoras. Em terceiro lugar, porque quando eu era uma jovem estudante, morava muito perto e naquele local existia um estabelecimento de um velho senhor, que vendia um pouco de tudo, desde linhas, alfinetes, papéis de carta, molas, enfim mesmo tudo.

Eu ia lá muitas vezes na volta da escola e nos passeios pela cidade. Depois o velho dono, ficou ainda mais velho, a lojinha fechou, eu fui viver para outra cidade, e passados alguns anos, voltei e encontrei o espaço novamente ocupado e bem ocupado. Tive curiosidade e entrei.

Foi assim que conheci a livraria infantil e a simpática proprietária com a sua gata Maçaroca. Há dias voltei lá e verifiquei que havia preparativos para festejar o 3º Aniversário. Pensei para comigo: «Agora é a altura ideal para uma entrevista». Assim, formulei o convite e aqui está o resultado.

JORNAL RAIZONLINE entrevista Sofia Vieira, proprietária da LIVRARIA AQUI HA GATO a propósito do seu 3º Aniversário.

Jornal Raizonline(RO):
Olá Sofia, muito obrigada por ter aceite o nosso convite para esta entrevista. Gostaria que contasse aos nossos leitores, como surgiu a ideia de abrir este espaço dedicado aos mais novos.

Sofia Vieira(SV):
Olá Arlete, eu é que agradeço pela divulgação. Respondendo á sua pergunta, desde os quatros anos que faço teatro amador, no Teatrinho de Santarém, mas também gostava de outras artes, como música, dança, pintura, escultura e escrita criativa. Como sou psicóloga educacional, trabalhava com crianças em jardins de infânica e escolas, onde fazia acompanhamento psicológico ás crianças, mas sentia uma lacuna, pois acompanhava os miúdos por um tempo curto, como por exemplo durante um ano lectivo, e depois tinha que recomeçar tudo de novo, perdendo os contactos com o grupo anterior. Então surgiu a ideia de ter um espaço próprio onde através da arte, pudesse dar um acompanhamento permanente, por um período de tempo mais alargado e onde possa acompanhar o crescimento das crianças.

RO: - Mas todas as crianças necessitam de acompanhamento psicológico, Sofia?

SV: - Em todos os contextos onde trabalhei, privilegiei a prevenção, não só para crianças de desenvolvimento normal, como para prevenir situações problemáticas futuras pelo que este projecto pretende essencialmente estimular a criatividade da criança mantendo a sua individualidade. Para esse efeito, temos aos sábados, um programa que inclui duas sessões gratuitas de histórias, de manhã e de tarde, e ateliers de arte a seguir, que podem ser de pintura, escrita criativa, escultura, música, expressão plástica ou dança e que todos os sábados são diferentes, bem como mudam também mensalmente.

Leia este tema completo a partir de 15/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário