sábado, 20 de novembro de 2010

Crónicas de Haroldo P. Barboza - A REENGENHARIA DA MENTE

Crónicas de Haroldo P. Barboza - A REENGENHARIA DA MENTE

Alguns dirigentes, apenas no intuito de passar a imagem de que estão evoluindo, afirmam que estão PRATICANDO a reengenharia dos processos dentro das empresas que lideram. No entanto, estão apenas cortando custos com ansiedade, trilhando o perigoso caminho do achatamento dos indefesos salários, contribuindo para a queda do moral do grupo, DEITANDO por terra qualquer programa de implantação de Qualidade Total. Como possuem visão limitada, alegam (muitas vezes por conveniência momentânea) que gastos com melhores salários, assistência médica, cesta básica, ambientes confortáveis, segurança e equipamentos modernos, são altos custos a serem EVITADOS, quando na verdade são INVESTIMENTOS no SER HUMANO, com retorno garantido sob a forma da procura de maior produtividade e da eliminação de DESPERDICIOS de recursos.

Só um departamento de RH politicamente forte e inteligente, pode forçar com o APOIO de todos os demais segmentos da empresa, a mudança deste procedimento gerencial ultrapassado que certamente se espelha no dodecálogo elaborado pelas lideranças do país para manter o povo sob o chicote social e desta forma, não correrem riscos de perderem suas elevadas mordomias.

A mentalização de novas atitudes (profissionais e sociais) não se expande em um estalar de dedos nem por decreto oficial. Não devemos imaginar (como num conto de fadas) que os habitantes do topo um dia abrirão mão graciosamente de metade de seus poderes e mordomias em prol de uma sociedade mais justa. Jamais farão isto de livre e expontânea vontade.
Só tomarão esta atitude, quando perceberem que a massa injustiçada que os cerca, começa a se ORGANIZAR no sentido de exigir o justo pelas riquezas que produzem e passam sem protesto, para as mãos daqueles que somente determinam (na maioria das vezes, sem observar conseqüências dolorosas no próximo quinquênio).

Para atingir tal estágio, ANTES de tudo é fundamental que cada um passe a gostar de SI PROPRIO em primeiro lugar (isto não é egoísmo). Que cada um procure ter e tente implantar seu programa de Vida, ajustado aos obstáculos encontrados ao longo de sua existência. Problemas estes criados pelas esferas de comando para evitar uma abertura de consciência coletiva que derrubaria tais mariscos gosmentos do poder.

Leia este tema completo a partir de 22/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário