sábado, 13 de novembro de 2010

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano. - COMIDA «ACOENTADA»

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano. - COMIDA «ACOENTADA»

Na primeira vez que fui até Salvador (BA), fui alertado para não pedir «comida de nenhum tipo que fosse quente»; pois isso significava que viria carregada de pimenta picante, coisa que à época eu não suportava!
Quando pedi um prato de comida na barraca perto da praia e do hotel sem estrelas em que estava hospedado, a atendente me perguntou:
-Oh paulista; tu quer a comida quente?

-Não, respondi!
-Pode ser acoentado, meu rei?
-Pode? (pensei que acoentado significasse aquecido).
E, para minha surpresa, o prato veio coberto de coentro fresco picado (não se via o peixe, nem o arroz, nem a tapioca, nem os tomates: tudo coberto de coentro!

Eu comi aquilo tudo (aos dezenove se tem uma fome de leão) e fiquei «conversando» com o coentro a noite toda, afinal creio ter comido um quarto de quilo de coentro!
Passados mais de quarenta anos, até hoje não suporto o cheiro do coentro!!!!!!!!

Abaixo um «montão» de comida portuguesa que sequer nunca ouvi falar: é digno de um artigo da Arlete Piedade.

Galeria do Esporão

Herdade do Esporão - Reguengos de Monsaraz tel: 266509280
Além de ser um dos maiores produtores de vinhos nacionais, o Esporão conta também com outras actividades também estas direccionadas para a expansão e divulgação dos diversos recursos que dispomos no Alentejo.
É neste espaço que podemos enriquecer o nosso paladar com a Gastronomia regional. Aconselhamos Paiola de Porco Preto, Açorda verde com coentros ou o cozido de Grão no Tarro.
Para terminar, os Queijos de Serpa ou Nisa, a Encharcada ou a Sericaia com ameixas de Elvas, sempre com os vinhos Esporão na mesa. Nunca encerra as portas, mas só atende com reserva prévia.

A Grelha

Rua do Covalinho, 1 - Reguengos de Monsaraz tel: 266502840
Decoração típica, assim como as especialidades da casa. Perto do centro da Cidade com um excelente ambiente.
Favas com Morcela e Bacon, Ensopado de Borrego ou Migas à alentejana, fazem parte da carta. Depois, temos o Arroz doce, a Sericaia ou o bolo rançoso. Carta de vinhos diversificada.
Funciona das 11h00m às 22h00m e encerra ao Domingo.

Leia este tema completo a partir de 15/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário