sábado, 6 de novembro de 2010

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - SAL... SALINA... SALEIRO..

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - SAL... SALINA... SALEIRO..

SAL... SALINA... SALEIRO...

A Stella passeava à beira-mar com os pais. A dado momento viu uns montes enormes de sal...

- Olhem, Olhem!!!... - Exclamou, ao mesmo tempo que estendia o dedinho indicador na direcção das salinas - Ih, que saleiros tão grandes!!!... Ih, tanto sal!!!... Nunca tinha visto assim!

A Stella puxava a mãe pela mão, chamava o pai que estava distante a observar qualquer coisa, e não se calou enquanto a mãe não lhe prestou toda a atenção.

- Mamã, já tinhas visto um saleiro daquele tamanhão?

- Minha filha, aquilo não são saleiros! Saleiros são recipientes pequenos como os que temos em casa com o sal para temperar a comida. Há, como bem sabe, um saleiro na cozinha e outros mais pequenos que servem para ir à mesa, mas que a mamã não usa, porque o sal em demasia faz mal à saúde.

- Aquilo são saleiros, mamã! Não estás a ver tanto sal? Ou aquilo não é sal?

- E é sal, sim, minha querida, mas aos terrenos que são preparados para produzir o sal e aos montes de sal que a menina ali vê, dá-se o nome de salinas.

- E como é que se produz o sal?

- Preparam-se os terrenos à beira-mar, para que, quando as ondas vêm, a água fique depositada ali; o vento faz evaporar a água e, como a água tem sal e o sal não se evapora, fica depositado nas salinas. Depois vai-se retirando o sal para aqueles montes que a menina vê além, para que as ondas ao virem de novo, vão deixando água para produzir mais sal.

- Muito bem, mamã! Se não estivesses comigo, não teria ficado esclarecida, pois nunca imaginei que o sal se produzisse assim.
Que bom ter uma mamã que sabe tudo que lhe pergunto!

Salinas, Salinas, Salinas... - dizia a Stella - Deixa-me dizer muitas vezes para não me esquecer, porque quando voltar ao colégio, hei-de ensinar às minhas colegas como se produz o sal e também qual a diferença entre um saleiro e uma salina.

- Que está a minha filha a dizer? - Perguntou a mãe.

Leia este tema completo a partir de 08/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário