domingo, 6 de março de 2011

Coluna de Marizete Furbino - Segredos dos Grandes Empreendedores!- (PARTE IV)

Coluna de Marizete Furbino - Segredos dos Grandes Empreendedores!- (PARTE IV)

Por Adm. Marizete Furbino

«Os grandes líderes são como os melhores maestros, eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos». Blaine Lee
Empreendedores de sucesso são profissionais de destaque no mercado, profissionais estes que possuem algumas características que os fazem diferenciar dos demais.

Tais características podem ser consideradas decisivas, e, quando somadas, se constituem em seus mais preciosos bens.

- Age sempre pautado na ética: Tudo isso constitui então, mais que um diferencial, constitui um compromisso que deverá assumir o gestor com a organização, enxergando a relevância da ética dentro de quaisquer organizações, comprometendo-se com os preceitos morais e preocupando-se cada vez mais com a questão dos valores, das condutas, dos princípios, dos comportamentos e do respeito. Hoje é imprescindível a ética dentro de uma organização, uma vez que o mercado está cada vez mais exigente, verifica-se que a imagem é tudo.
Suas ações são pautadas na ética e na cidadania. Sabem de fato o que fazer para contribuir com a organização, sabem onde querem chegar, que caminho percorrer e quais estratégias utilizar para alcançar as metas e objetivos traçados. Querem fazer a diferença dentro de uma organização, buscando sempre lugar de destaque.

- Prima e preocupa-se sempre em ter humildade, ousadia e energia: Em meio a este cenário competitivo, humildade, ousadia e energia se tornaram a trilogia do momento, pois é preciso que se tenha humildade para reconhecer os erros e realizar os acertos. Deve sempre ter humildade para reconhecer que não é o dono da verdade e que precisa atuar dentro da organização de forma mais amena, realizando parcerias com todos os envolvidos no processo, procurando sempre realizar o trabalho em equipe, pois assim terá um resultado grandioso. É preciso que tenha ousadia para alcançar as realizações, para fazer de fato acontecer, e é preciso também que tenha energia, disposição e muito fôlego para atuar com afinco, dedicação e muita sabedoria, e assim alcançar a eficiência e eficácia, caso contrário correrá sério risco de ser literalmente esmagado pelo mercado, degolado e engolido pelo cenário que aí está.

- E é um profissional assertivo: O profissional assertivo possui, além de um equilíbrio emocional muito grande, muita transparência em suas ações, tendo sempre cautela ao agir para não magoar ou ferir o próximo. As condutas e atitudes deste profissional são baseadas no problema e não nas pessoas envolvidas, agindo sempre de modo profissional e imparcial, com cuidado para não cometer injustiças, policiando–se sempre para não agir de maneira tendenciosa. O empreendedor, além de saber reconhecer os seus limites e o seu valor, faz valer não somente os seus direitos e deveres, como também os das demais pessoas presentes em seu meio, e principalmente daquelas que estão sob seu comando, que compõem sua equipe de trabalho.

Leia este tema completo a partir de 07/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário