sábado, 12 de março de 2011

COLUNA UM - Daniel Teixeira - A «competição» entre Jornal e Rádio Raizonline.

COLUNA UM - Daniel Teixeira - A «competição» entre Jornal e Rádio Raizonline.

Como se entende não se trata de uma competição mesmo, com metas estabelecidas nem com pódios para onde o vencedor possa e deva subir a fim de ouvir cantar o hino da sua «equipe», neste caso aproximado.


Desde o início das emissões da rádio e para a instalação de forma continuada dela mesma que partimos de um princípio que para nós era lógico: temos um manancial de leitores do jornal invejável - na nossa perspectiva - logo vamos fornecer a esses mesmos leitores - até porque eles merecem - um novo serviço, neste caso a Rádio.

Para o efeito tínhamos já tido a percepção dessa necessidade de complementar o escrito com o sonoro através da publicação de poemas declamados pela forma normal, quer dizer, através da instalação em páginas de um player por cada poema ou recorrendo aos mecanismos especializados (mixpod - gratuitos) para os casos de poemas em grupo ou vários poemas que era conveniente agrupar num só player.

Depois enveredámos pela associação com uma rádio como é conhecido mas fomos confrontados com alguma incompatibilidade temática e o «nosso» espaço acabava por se perder num mar diferente que não se conjugava em nosso entender com a nossa linha editorial. E nasceu assim a rádio Raizonline...

Para nossa surpresa - felizmente que no mundo nem tudo é linear - acabámos por verificar que os nossos leitores do Jornal e ouvintes da Rádio se dividiam em dois grupos bem delimitados e que a convergência entre uns e outros era de certa forma residual. Foi uma surpresa para nós; para mim sobretudo que tanta fé tinha na conjunção e tinha metaforicamente preenchido quase integralmente um bilhete de lotaria tipo euro milhões.

Pois bem...fomos vencidos pela realidade e tivemos de nos adaptar a ela...Mas nem tudo foi para mim chocante em termos de disparidade: muitos dos nossos ouvintes começaram a ser colaboradores da Rádio e muitos dos nossos colaboradores do jornal (tanto recentes como fundadores e quase fundadores) acabaram por assentar na complementaridade. Tenho mesmo a certeza que a via rádio tem sido, ultimamente, uma das nossas mais fortes «recrutadoras» de novos colaboradores.

Será um facto também que o universo de colaboradores tipicamente escritores (poetas, cronistas, escritores em geral) estava próximo da exaustão dentro do circuito onde militávamos e que esse facto fará ressaltar a importância das «aquisições» via rádio.

Contudo de esclarecer que tendo quase esgotado uma fonte não esgotámos todas as fontes...há por essa Net muitos milhares ou centenas de potenciais colaboradores do Jornal Raizonline que temos ido contactando pouco a pouco com resultados bastante positivos. O nosso maior problema, nalguns casos, é que algumas e poucas dessas pessoas em parte não se sentem com qualidade suficiente para trabalharem com o nosso Jornal. Ora esse é um mito que não nos interessa nada cultivar se bem que ele possa ser bastante elogioso de forma indirecta.

Leia este tema completo a partir de 14/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário