sábado, 5 de março de 2011

Especial Carnaval - Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - O SENHOR CARNAVAL

Especial Carnaval - Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - O SENHOR CARNAVAL

O SENHOR CARNAVAL

Muito discretamente, o Senhor Carnaval vai preparando coisas engraçadíssimas ao longo do ano, para durante três dias divertir as pessoas.

Este Senhor é muito alegre e bem disposto; transmite alegria às pessoas e tem muita paciência para fazer coisas minuciosas e trabalhosas. Por ser uma pessoa simpática, encontra sempre colaboradores que muito o ajudam nas tarefas carnavalescas. Faz fatos lindíssimos de sedas brilhantes e cores garridas ornamentados de missangas, pérolas, lantejoulas e outros ornamentos, todos eles muito trabalhosos. Faz chapéus de plumas altas e dos mais variados modelos, sempre muito decorativos.

Imaginem que o Senhor Carnaval e seus colaboradores ainda ornamentam os Carros Alegóricos, com arte e bom gosto, para o que é necessário muito tempo e paciência, e têm todo este trabalho para um Cortejo de duas ou três horas.

O Cortejo Carnavalesco é, normalmente, feito nas avenidas principais das cidades, vilas e aldeias, ao longo das quais grandes multidões aguardam com ansiedade o momento do desfile dos grupos, pois o Cortejo é composto por vários grupos de pessoas, (homens e mulheres) dos mais jovens aos de idade já avançada.

Cada um destes grupos tem o seu próprio traje, a sua própria música, o seu próprio Carro Alegórico, e dançam animadíssimos pelas ruas fora.

O samba, de origem brasileira, é a dança característica do Carnaval. E uma música muito alegre e as pessoas divertem-se bastante.

O Senhor Carnaval é muito inteligente, trabalhador e... lembra-se de cada coisa!

Todo o trabalho é feito com muito cuidado, às escondidas das pessoas, para que no dia do cortejo, seja uma surpresa. E um espectáculo imponente, o Cortejo de Carnaval, e é feito na véspera ou antevéspera do próprio dia de Carnaval.
Depois, na terça-feira que é mesmo o dia de Carnaval, há outro Cortejo chamado Carnaval Trapalhão, que é muito divertido, porque as pessoas se vestem de qualquer maneira, com as roupas mais diversas e esquisitas, sapatos muito feios e velhos, pintam muito as caras ou usam máscaras muito feias, os homens vestem-se de mulher e as mulheres vestem-se de homem... Só visto!

Leia este tema completo a partir de 07/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário