sábado, 26 de março de 2011

A NOSSA RADIO - Movimento e estatísticas

A NOSSA RADIO - Movimento e estatísticas

Neste segundo mapa referindo o período do mês de Março para além do obtido acima (aqui 25 dias - o 26º não conta porque foi obtido antes do fecho, 24 horas) podemos ver que a média de conexões aumentou em cerca de 37 por dia e que o pico mais elevado passou de 1369,5 para 2812 aumentando assim esse pico em 73 unidades / conexões. O pico mais baixo mantém-se acima da média com excepção de um dia (dia 20/03/2011) em que esse mesmo pico se situa na média.

Ora, apesar dos números analisados por pequenos períodos fornecerem por norma pequenas alterações, devemos entender também que estas alterações (pequenas) se verificam numa concentração de 13 dias (do dia 12 ao dia 25) . Não havendo como se pode verificar um aumento significativo (+ 24 conexões por dia) devemos no entanto realçar que, por estes números se constata desde logo uma fidelização de ouvintes - o que é a mais importante ilação a retirar nesta comparação parcelar e um aumento cadenciado e relativamente pequeno no contexto de conexões diárias médias mas bem importante na comparação com a totalidade do mês anterior como já foi dito acima.

Repetimos que não somos tão irrealistas que aceitemos estes números sem observações nem achamos estar a nossa rádio nesses números em termos reais dado que há pessoas que fazem mais que uma conexão por dia.

Embora não tenhamos forma fiável de fazer uma avaliação numérica baseada em números recolhidos no servidor em termos globais podemos considerar que temos cerca de >10% de ouvintes de uma só vez por dia e logo <90% de ouvintes «fiéis» desde já. As estatísticas que temos não têm em consideração factores que têm de ser por nós deduzidos: sabemos que nem todas as horas contam como horas de audição (há as chamadas horas negras que são 6 no total médio fazendo com que o dia «real» de audição apenas tenha 18 horas) e também sabemos que existem as horas nobres e as semi-nobres em que os números sobem de acordo com esses períodos.
Assim, de um lado existem cerca de 5/6 horas por dia que não deviam contar porque o fenómeno é universal na lusofonia e há 18/19 horas de período nobre e semi-nobre que deve contar sim e deve ter em conta também os picos de audiência a determinadas horas. Alegra-nos saber que temos durante o período das horas «não - negras» um numero estável de ouvintes e que este número cresce às horas em que temos programas com colaboradores nossos.

Como resumo e conclusão deste nosso trabalho devemos dizer que os números são bastante animadores em todos os planos e que seria bom terem termo de comparação. Faremos essa comparação entre nós mesmos, quer dizer vendo estes mesmos números (outros) dentro de algum tempo . E são também animadores desde já porque nos situam desde há bastante tempo como sendo também a rádio de língua portuguesa vocacionada para a Cultura com maior número de ouvintes.
Guardem pois estes números e esperem pela comparação seguinte...

Leia este tema completo a partir de 28/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário