sábado, 5 de março de 2011

Especial Carnaval - Au revoir Carnaval! - * por Tom Coelho

Especial Carnaval - Au revoir Carnaval! - * por Tom Coelho

«Os momentos de intensa felicidade são, por natureza, fugazes.
Se todo dia é Carnaval, acabou o Carnaval.
A garota de Ipanema é, por definição,
a «que vem e que passa», jamais a que fica.»
(Eduardo Giannetti da Fonseca)

Perguntei a um amigo como havia se saído em uma entrevista de seleção para a qual fora convocado e que aguardava com grande ansiedade. Ele me respondeu resignado: «Foi desmarcada. Agendaram para depois do Carnaval».

Almoçando com um empresário, notei sua apreensão com as vendas neste mês. «Todos os anos é a mesma coisa. Clientes ativos deixam para repor estoques apenas em março e novos clientes preferem negociar orçamentos após o Carnaval», relatou-me.

Reinício das aulas na faculdade. Entro na sala e sinto-me como em um auditório, tamanho o número de cadeiras vagas. Presentes apenas 30% dos alunos, que me confortam: «Primeira semana de aula é meio devagar mesmo, professor. Depois do Carnaval estarão todos aqui».

Oportunidades de trabalho não preenchidas, produtos não fabricados, aulas não ministradas, conhecimento não compartilhado.

Há uma doença congênita que assola nosso país. Uma doença que ceifa empregos, impede o crescimento da renda e reduz o dinamismo da Economia, prejudicando toda a sociedade, mas que se reveste como algo bom, travestido com a toga da alegria. Esta doença atende pelo nome de Carnaval.

Anualmente contamos 104 dias correspondentes a sábados e domingos e outros 15 dias, em média, representados por feriados prolongados. Ou seja, quase um terço do ano onde grande parte da população não trabalha, não produz.

E é evidente que há uma miríade de pessoas que exercem suas atividades profissionais aos sábados e, até mesmo, aos domingos. Mas estou fazendo uma abstração para sinalizar que não há mais tempo a perder para quem se propõe a construir uma nação mais próspera e justa. Como diria Machado de Assis, «Nós matamos o tempo, mas ele nos enterra».

Fato notório é que, exceção feita à indústria do turismo, muitos setores são prejudicados
pela ocorrência do Carnaval. Já experimentamos uma retração natural no período entre o Natal e o Ano Novo. Que bom seria se o Carnaval acontecesse logo na primeira semana de janeiro!
Assim, teríamos um recesso coletivo que convidaria o país a retomar com pujança suas
atividades a partir, aproximadamente, do dia 10 de janeiro.

Meu amigo desempregado terá que aguardar... para depois do Carnaval.

Leia este tema completo a partir de 07/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário