sexta-feira, 18 de março de 2011

Poesia de João Furtado - DE PARDAL NO JAPAO; QUINTA FEIRA DA POESIA ; PARA PARDAL NO ORIENTE ; HAKAI DO PARDAL ; A Poesia Vadia

Poesia de João Furtado - DE PARDAL NO JAPAO; QUINTA FEIRA DA POESIA ; PARA PARDAL NO ORIENTE ; HAKAI DO PARDAL ; A Poesia Vadia


DE PARDAL NO JAPAO

Caro amigo e humano João
De novo estou eu no Japão
E sinto uma enorme compaixão
Vendo tamanha morte e destruição!

O Vulcano adormecido na profundeza
Estremeceu e acordou furioso
E pôs a mostra a força da natureza
Aos homens num tremor raivoso!

Vi onda jamais vista a terra engolir
E a morte impiedosa aos homens matar
E a calma oriental negando fugir
Pavoroso, mas aceitando o azar!


QUINTA FEIRA DA POESIA

Poesia, vais hoje a rua da praia de novo
O teu vício é levar a melodia
Vais fazer da noite mais um dia
Que o poeta seja por hora do povo!

Vais Poesia dançar ao som da serenata
E por poetas serás tão bem recitada
E a quadra mensal ao poeta dedicada
Que sirva para a virtude seja a nata!

Que se lembre do bem e se esqueça
Do mal fazer ou usar, que sejas a droga
Única dos jovens e que por ti se obriga
A alegre vida e o crime se pereça!


PARA PARDAL NO ORIENTE


Querido e amigo Pardal distante
Achas que existe do poder a demência
E esta doença assola a Africa exuberante
Que faz seus presidentes perderem a clemência?

Vês na Líbia o que faz Khadafi, o Muamar
Que julga ter amor do povo até a morte
E tão grande é a vontade de amar
Que pede a ele para lhe dar tal sorte!

A Africa conheceu muitos doentes
Este é apenas o último não o único
Na ânsia de serem vitalícios presidentes
Julgam que o povo apenas merece o penico!


HAKAI DO PARDAL


1. Aprendi
Por Japão tive eu passagem breve
Sem querer aprendi fazer Hakai
Espere-me Cabo Verde irei em breve!

2. Não Sei
Não sei se Hakai correcto eu faço
Pouco tempo eu tive, outro era o destino
A Nova Zelândia levar meu abraço!

3. Estou triste
Pelo que vejo de destruição estou triste
Grande é a força monstruosa da Natureza
Mais a vida irá continuar, não desiste!


A Poesia Vadia


Olhem a bela Dona Poesia
Toda Formosa e toda catita
Vai estar na rua a vadia
As quintas-feiras a bendita!

Vai ser um mês de melodia
Que terminará no dia do poeta
Que se dê parabéns a Praia
Por uma iniciativa tão certa!

Eu cá que de poeta sou nada
Só posso estar neste canto
Esquecido e vendo a Encantada
Poesia desfilar o seu encanto!

Leia este tema completo a partir de 21/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário