domingo, 21 de novembro de 2010

Rede Globo denegrida imagem de Cabo Verde - Por Popas Furtado

Rede Globo denegrida imagem de Cabo Verde - Por Popas Furtado

Qualquer cidadão cabo-verdiano iria se sentir revoltado após assistir ao ultimo programa «Fantástico» exibido no ultimo domingo dia 14 de novembro na Rede Globo, TV Brasileira considerada a quarta maior do mundo. Pois, Cabo Verde foi muito mal retratado com base em informações não verídicas, inventadas.

Não é de hoje que no Brasil qualquer país africano é logo associado à pobreza, fome, doenças e outros males sociais. Este preconceito que se justifica pela ignorância e a má informação têm dado muito que falar. O espanto desta vez deve-se ao facto de se tratar da Rede Globo TV o maior canal de televisão do Brasil.

A matéria que teria como objectivo retratar a realidade das mulheres conhecidas como «mula do tráfico» (presas no aeroporto de fortaleza por trafico de drogas) acabou por ser motivo de revolta por parte dos cabo-verdeanos. Isto porque os repórteres se limitaram em «diminuir» a imagem de Cabo Verde.

Os repórteres da Rede Globo foram falar e gravar entrevista com as presas de Cabo Verde no presídio feminino Auri Moura Costa, na Região Metropolitana de Fortaleza, depois viajaram para Cabo Verde onde iriam mostrar a um pouco daquilo que é Cabo Verde e falar com os familiares das presas.

E eis a informação que a Globo passa em pleno domingo num dos programas de maior audiência no país, sobre Cabo Verde:
- «O país deixou de ser colônia portuguesa em 1975. Tem cerca de 400 mil habitantes que vivem da agricultura e da pesca de atum... No fim de outubro, os porteiros do cais estão em greve por melhores salários. Em Cabo Verde, é difícil encontrar quem ganhe mais de R$ 150 por mês. E, entre os desempregados, a maioria tem menos de 25 anos». Só para completar 150 reais seria o equivalente a seis mil escudos.

Isto é mais uma prova de incompetência profissional e falta de capacidade na procura de fontes fiáveis. Até porque qualquer Brasileiro que pisar no solo das ilhas de Cabo Verde iria se fascinar pela riqueza cultural, social, política e econômica, que até mudaria a idéia a pensaria em cabo verde como lugar para viver, igual a outros muitos que estão na «Africa», igual eles referem: a «Africa».

Leia este tema completo a partir de 22/11/2010

1 comentário:

  1. Boas Novas!

    Não consegui utilizar o local de comentários sobre o espaço de Popas Furtado, onde fala sobre a Rede Globo e Cabo Verde. Por três vezes tive que reiniciar o internet explorer, pois travou.

    Para Popas Furtado: Eu assisti a reportagem da Globo, a imagem passada não foi boa, mas se é realmente diferente do que mostrou a reportagem, é o momento de divulgar o que tem de bom Cabo Verde, já começou bem em falar no Jornal Raizonline, mas é preciso mais, abro espaço na MACRISAN, www.macrisan.net para expor fotos de Cabo Verde, também no espaço físico. Como a MACRISAN é uma escola de música, seria preciso mostrar o que tem de música em Cabo Verde, caso tenha partituras ou letras com cifras, neste caso seria preciso de áudio, daria para fazer uma parceria musical entre a MACRISAN e Cabo Verde através de Popas Furtado.

    --

    Cordialmente, Morales.
    www.marcelotorca.com

    ResponderEliminar