domingo, 24 de outubro de 2010

Alimentação – Tradição versus Modernidade - Por Arlete Piedade

Alimentação – Tradição versus Modernidade - Por Arlete Piedade

A propósito do Festival Nacional de Gastronomia que está a decorrer em Santarém (ver aqui também) até ao dia 1 de Novembro, sob o signo de «Tradição e Modernidade», e que teve o seu início no dia 16 de Outubro, data consagrada como Dia Mundial da Alimentação, senti que era pertinente e necessário, escrever sobre os temas da gastronomia, alimentação e nutrição e a relação entre elas.

Achei curioso e não sei se foi coincidência ou não, o facto do início do Festival Nacional de Gastronomia ocorrer no Dia Mundial de Alimentação. Vou tentar desenvolver cada tema em separado, procurando em seguida, os pontos de contacto entre cada um.

Começando pela Gastronomia, pode ser considerada uma arte dedicado ao prazer de comer, ou melhor de saborear, abrangendo não só a culinária, como as bebidas, os materiais utilizados na alimentação, assim como todos os aspectos culturais associados, incluindo a apresentação das refeições. Nesta podem ser considerados vários aspectos, como o tipo de louças, talheres, toalhas, vestuário de quem serve, mobiliário, decoração e espectáculos de música e dança.

Assim um gastrónomo, (gourmet em francês), pode ser ou não também cozinheiro, e, ou provador de bebidas, ou apenas um profundo conhecedor e apreciador da arte da gastronomia, sendo englobada nesta, a culinária, a vinicultura e de uma maneira geral todas as técnicas de preparação, apresentação e combinação dos alimentos, sejam eles sólidos ou líquidos, com vista a retirar o máximo prazer dos mesmos, usando uma combinação dos cinco sentidos humanos.
Com efeito, o alimento tem que ser agradável ao paladar, mas também ao olfacto, á vista, e ao toque. Se pudermos associar também um som agradável, melhor ainda. E como fazer isso? Pois através da música e dos espectáculos musicais. Na verdade desde os tempos antigos, que as festividades, são assinaladas com banquetes e variedades, desde os senhores feudais com os seus trovadores e tocadores de alaúde, bem como na antiguidade com os tocadores de harpa, até ao presente, onde recordo apenas como exemplo, as festas de casamentos, onde não pode faltar comida e bebida em abundância e diversidade, bem como musica e dança.
Tudo isto faz parte da cultura dos povos, e foi parte importante da evolução humana ao longo dos tempos. Com efeito desde que o homem descobriu como cultivar a terra e domesticar os animais, que deixou de ser nómada, e passou a ter comida com mais abundância, combinando os alimentos e aprendendo a cozinhar. Também houve a necessidade de aprender a conservar os alimentos durante mais tempo, através da adição de substancias, tais como sal, resina e ervas aromáticas.

Leia este tema completo a partir de 25/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário