sábado, 9 de outubro de 2010

A lenda das cabras dançantes - Por António Cambeta ( Macau e Tailândia)

A lenda das cabras dançantes - Por António Cambeta ( Macau e Tailândia)

Há muitos séculos, nas terras do que é hoje a Etiópia, um garoto - pastor de nome Kaldi acordou e logo deu pela falta de várias cabras. Como não pode haver pastor sem cabras, Kaldi resolveu partir pelas encostas e montanhas até descobrir onde estavam seus animais. Andou, andou, andou, mas não encontrou.

Quando o sol estava já caindo, o exausto Kaldi olhou, pela última vez para cima e para baixo e, para sua surpresa, percebeu algumas cabras cabriolando, dançando, num vale profundo. Logo ficou muito interessado nessa visão que podia ser até milagrosa. Pelo menos tinha a ver com o hábito caprichoso das cabras.

Lentamente foi se aproximando e percebeu que as cabras estavam mastigando uns frutos vermelhos que pareciam saborosos. Como Kaldi tinha estômago forte e sempre comia os ­ alimentos das cabras, achou que podia também matar a fome com os tais frutos, mas pensou:

- Será que não será o fruto o provocador deste comportamento esquisito das cabras? Não será perigoso, pois as cabras parecem estar enfeitiçadas?

Ao mesmo tempo, o estômago apertava de fome e ele resolveu arriscar a sorte, experimentando alguns desses frutos, acreditando que a visão de cabras dançando era resultado da penúria estomacal. Afinal, quem já ouviu falar de cabra dançando?

Algumas horas depois, um monge passou pelo lugar e viu as cabras dançando com o menino - pastor. Achou tudo muito esquisito; esfregou os olhos, pois as alucinações acontecem naquelas regiões quentes, mas a alegre dança não desapareceu: os animais cabriolavam e o garoto saltitava. Quando tentou se aproximar, o garoto tentou fugir com as cabras em alegre algazarra.

Leia este tema completo a partir de 11/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário