domingo, 10 de outubro de 2010

O dono do «Bazar do Waldomiro» e a duplinha sertaneja iniciante... - Por Se Gyn

O dono do «Bazar do Waldomiro» e a duplinha sertaneja iniciante... - Por Se Gyn

Lugar comum é dizer que Waldomiro Bariani Ortêncio, paulista de nascimento e, goiano por afetividade, é hoje uma das sumidades intelectuais do estado de Goiás. Em sua interessante biografia, encontram-se a adolescência no setor de campinas (onde o pai se estabeleceu e, tinha uma serraria), a passagem pelo time do Atlético Esporte Clube, a carreira de empresário, que começou com uma loja que acabou virando uma cadeia de loja de discos - o famoso Bazar Paulistinha - espalhada, por Goiânia e, Brasília, a experiência de radialista na Rádio Clube de Goiânia, a experiência como compositor e, depois, a consagração como uma figura proeminente, dedicada à literatura, como escritor, filólogo, e pesquisador.

A importância dele no mercado regional de gravações, pode ser medida pela sua citação, em gravações de músicas do homem do campo. Conheço pelo menos duas músicas sertanejas que fazem referência à sua figura: «Pagode em Brasília», cantada pela dupla Tião Carreiro e Pardinho - e, talvez uma das peças mais famosas e, divulgadas de seu repertório e, «Saudades de Goiás», cantadas pela dupla Belmonte e Amaraí.

Na primeira, da autoria de Teddy Vieira e Lourival dos Santos, os versos de referência são estes: «No estado de Goiás meu pagode está mandando/ O bazar do Vardomiro em Brasília é o soberano/ No repique da viola balancei o chão goiano/Vou fazer a retirada e despedir dos paulistano/ Adeus que eu já vou me embora que Goiás tá me chamando.», referência explícita à pioneira abertura de uma filial do «Bazar Paulistina» na capital federal.

Na outra referência, dizem as duas primeiras estrofes da belíssima canção composta por Goiá e Zilo: «Goiás é saudade em tudo que falo/ As vezes me calo por essa razão/ Mas o Valdomiro Bariani Ortêncio/ Rompeu o silêncio do meu coração/ Porque em seu livro «Sertão Sem Fim»/ Mandou para mim recordação. Em seus personagens eu vi os goianos/ Que há quase dez anos não posso mais ver/ A grande saudade bateu em meu peito/ Não tive outro jeito se não escrever/ Humilde mensagem á terra querida/ Que nunca na vida irei esquecer.»

Leia este tema completo a partir de 11/10/2010

4 comentários:

  1. o bazar do Waldomiro é mais que isto quero uma historia melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta crónica / história já esteve online na sua versão completa. Vamos tentar republicá-la brevemente.

      Daniel Teixeira

      Eliminar
  2. Obrigado Pela Atenção , As fotos São Lindas
    Waldomiro

    ResponderEliminar