sábado, 23 de outubro de 2010

CORONEL FABRICIANO - 147 – Nem reza das brabas!; 031 - Israel - São Paulo -  BENEDITO FRANCO

CORONEL FABRICIANO - 147 – Nem reza das brabas!; 031 - Israel - São Paulo - BENEDITO FRANCO

Ficha Limpa: O concurso de tantas vozes do povo exprime verdadeiramente aquela que se pode chamar a «Sinfonia de brasilidade»!... Mas existe deputado e existe senador para calar essa sinfonia...
Você entendeu nossa seleção de futebol, indo para a Copa, vestida de luto?... Até o ônibus, em Brasília, era preto!
Incrível como as TVs, em suas previsões de tempo, agora no tempo de friiio, só dêem as temperaturas máximas – e a gente doido para saber a mínima... e se vai preparar os casacos, as blusas de lã, os cuecões... Dá pra entender?
NB.: «a gente doido» = mineirês...

147 – Nem reza das brabas!

Lá pelo final da década de quarenta, o povo entrou na onda de romarias e mais romarias para ver e receber as benções do Seu Vigário de Urucânia, MG, o Santo Padre Antônio. Com sua morte, em início da década de 50 – e agora mais perto de Deus - novamente a onda das romarias, para ver e tocar no túmulo de um novo Santo que surgia.
Péssimas as estradas de terra. Nem se sonhavam com as de asfalto, não havendo ônibus, a maria-fumaça e os caminhões chegavam até lá, com muitas dificuldades e muitos sacrifícios de seus passageiros.
Falavam-se em pessoas que largavam as bengalas e as muletas; acabavam-se as tosses dos tuberculosos; os corações entravam na linha – tanto os apaixonados quanto os de más batidas ou desritmados; os loucos varridos voltavam orientando as famílias... Milagres em quantidades e em qualidades, para santo nenhum botar defeito!
A onda passou, mas...
Mais ou menos em 1965, no túmulo do Padre Antônio começou a minar água. E água benta, ou o suor do Santo Padre, era o que acreditavam os pobres crédulos de quaisquer coisas. Os incréus, além de descrer, zombavam e troçavam dos pobres romeiros, mandando-os levar um pinico para coletar o xixi do Padre.

031 - Israel - São Paulo

Nesta semana o Banco Central aumentou os juros em 0,75%. Isso dará aos bancos duas vezes mais dinheiro que todo o aumento pleiteado pelos aposentados... e bastou uma rubrica do presidente do BC!! Dá pra acreditar?...
O projeto de nosso aumento já passou pela Câmara e pelo Senado e o Lula reluta em assinar!... Dá pra acreditar?

031 - Israel - São Paulo

São Paulo, cidade sem água. Israel também.
Israel, formado por judeus de todo o mundo, vindos quase sempre de países ricos. Como recebe dinheiro desses países, principalmente dos EUA, montou equipes para solucionar todos os seus problemas. Um deles é a água - a região é praticamente um deserto.

Israel, reunindo grande e competente equipe de hidrólogos e engenheiros, resolveu o problema da água otimizando a captação e o uso, montando uma adutora que corta todo o país, recebendo e deixando água onde é possível e necessário; a adutora vai de menos 360 metros abaixo a 360 metros acima do nível do mar, mais ou menos.

Aproveita água dos pequenos rios que tem, do mar e até mesmo do esgoto. Agua usada com parcimônia, técnica e sabiamente.

Essa equipe de hidrólogos e engenheiros foi fazer um estudo sobre a água na Grande São Paulo e região - trabalhei com ela no Departamento de Agua e Energia Elétrica – DAEE – da Secretaria de Obras do Estado de São Paulo.

Leia este tema completo a partir de 25/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário