sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Miriam de Sales Oliveira - A lenda do Arco-Iris - (Mitologia árabe)

Miriam de Sales Oliveira - A lenda do Arco-Iris - (Mitologia árabe)

Em nome de Allah, clemente e misericordioso...
No principio dos tempos tudo era branco. Os mares, os desertos áridos, as montanhas imensas, o céu infinito, tudo. Nestes tempos tão remotos, que nem habitam mais a memória dos homens, só o arco-íris tinha permissão de Allah para ser colorido. E quando ele aureolava o céu, mostrava aos mortais a sua beleza incomparável. Todos se quedavam embasbacados. Mas, havia uma coisa muito estranha. O arco-íris tinha uma sombra. Uma sombra colorida, belíssima, estonteante, formada por dezenas de cores visíveis e invisíveis. Roxo, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta. Era como um abraço de luz circundando a Terra.

Um djin bondoso chamado Sete - Luzes, com pena dos homens pediu ao Onipotente que lhe desse de presente a sombra do arco-íris, aquela magnífica sombra tecida de luz e caprichosas cores.
E Allah, na sua bondade e misericórdia, deu-lhe a sombra cobiçada.

Louco de felicidade, Sete - Luzes apanhou a sombra e começou a tirar suas cores e esparzi-las pelo mundo. Como um pintor febril, coloriu a sua tela, enchendo-a de vida, claridade e cor. O djin apanhou um pouco do azul que atirou para o firmamento e o céu se transformou num véu de pura safira; cobriu de verde as florestas, desde o tom claríssimo até o verde profundo das matas virgens; com o azul tingiu as montanhas mais altas e distantes e com o cinza ,criou o mar tempestuoso.

Em dias calmos o mar recebeu as nuances de verdazul que o torna único.

As flores resplandeceram de luz, afogadas no ouro do amarelo, no rosa suave, o calmo lilás, o vermelho radioso das rosas perfumadas. Todas as crianças do mundo sorriam e batiam palmas.

Leia este tema completo a partir de 01/11/2010

1 comentário: