domingo, 17 de outubro de 2010

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém 30 Anos de História - Por Arlete Piedade

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém 30 Anos de História - Por Arlete Piedade

Começou no sábado dia 16 de Outubro e irá estender-se durante as próximas duas semanas até ao dia 1 de Novembro, o XXX Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, organizado pela Câmara Municipal de Santarém e a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. Este festival, um dos mais antigos e prestigiados a nível nacional, volta a juntar em Santarém, visitantes oriundos de todo o país, para se deliciarem com os sabores tradicionais dos quatro cantos do país e também da Galiza e de São Tomé e Príncipe, que este ano volta a estar presente.

Mantendo a tradição de ter representantes de além fronteiras e, particularmente de um País de Língua Oficial Portuguesa, O Festival de Gastronomia acolhe assim no dia 30 de Outubro o Dia da Galiza, Espanha, cujo almoço será confeccionado pelo Restaurante «O Mariñeiro» (como vimos acima) com um menu especial «Xacobeo 2010» e dia 31 o Dia da República de São Tomé e Príncipe. (Ver programa acima também).
As Tasquinhas estarão presentes nas Cavalariças 1 e 4 representadas pelos restaurantes «Cortiço» de Viseu, «O Porquinho» de Coimbra, «Tasca Rasca» de Faro, «O Costa» de Vila Real, «O Académico» de Bragança, «O Palhinhas» de Rio Maior, «O Flor» de Gouveia, «Estelas» de Peniche, «Lampião» de Evora, «O Torres» de Vila Verde.
No Pavilhão do Futuro, poderão ser saboreadas diversas especialidades da doçaria nacional, sendo de destacas a nível local, os Pampilhos, Celestes e Arrepiados da Pastelaria Bijou em Santarém.

A título de exemplo, seguem-se algumas receitas típicas da cozinha regional do Ribatejo (Portugal)

Leia este tema completo a partir de 18/10/2010

1 comentário:

  1. Parabéns! Gostei de ser informado sobre este evento, que parece ser muito bom! No Brasil há um evento semlhante conhecido como as Festas das Nações, onde por três dias há uma tentativa de fazer pratos típicos de alguns países.

    ResponderEliminar