sexta-feira, 8 de outubro de 2010

COLUNA DE ABILIO LIMA

COLUNA DE ABILIO LIMA

Abílio Lima é Engenheiro Agrário com larga experiência na sua área profissional e no campo da formação e desenvolvimento de projectos.

Tem como actividades principais a de Formador, de Consultor Técnico e a Prestação de Serviços e Apoio Técnico a Entidades do Sector Agrícola.

Para além da sua actividade profissional é Conferencista da Team Europa que é uma rede de conferencistas independentes da Comissão Europeia especialistas em temas específicos da União Europeia, existentes em diversos pontos do país e que estão disponíveis para intervir em conferências, seminários, debates, iniciativas nas escolas, acções de formação, ou para contribuir com artigos na imprensa e programas de rádio, nomeadamente a nível local.

Neste jornal Abílio Lima desenvolve a parte noticiosa e informativa dos eventos que têm lugar a nível comunitário relacionados directa ou indirectamente com Portugal ao mesmo tempo que presta os esclarecimentos que lhe forem solicitados sobre programas comunitários, formas de candidatura a programas comunitários e de uma forma geral tudo o que esteja relacionado com a União Europeia.

Agenda europeia da semana.

12 de Outubro: A Presidência belga da UE, em colaboração com a Comissão Europeia, organiza uma conferência sobre o papel das autoridades na regulamentação do jogo.

12 a 14 de Outubro: Comissária Europeia da cooperação internacional, ajuda humanitária e resposta a situações de crise, Kristalina Georgieva, em Portugal

13 de Outubro: A Comissão apresenta a sua comunicação «Fazer face aos desafios da segurança no respeitante às actividades petrolíferas e do gás». O documento descreve as iniciativas a tomar em resposta ao acidente do Golfo do México.
9 a 17 de Outubro: Exposição «Portugal Europeu», em Vieira do Minho.


Cimeira UE-Africa do Sul

Teve lugar a 27 de Setembro, em Bruxelas, uma cimeira UE-África do Sul. A UE esteve representada por Herman Van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu, e por José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia. A República da África do Sul esteve representada pelo seu Presidente, Jacob Zuma. Desenvolvimento em IP/10/1178 e MEMO/10/447.

Comissão Europeia e Imperial Tobacco assinam acordo para combater o comércio ilícito de tabaco

A Comissão Europeia anunciou a 27 de Setembro a assinatura de um acordo plurianual com a Imperial Tobacco Limited (ITL), nos termos do qual desenvolverão esforços conjuntos no sentido de travar o comércio ilícito de produtos do tabaco. Nos termos do acordo juridicamente vinculativo, a ITL trabalhará em conjunto com a Comissão Europeia, com o OLAF, organismo de luta antifraude da CE, e com as autoridades policiais dos Estados-Membros para ajudar a combater o contrabando e a contrafacção de cigarros. O acordo incluiu pagamentos substanciais a efectuar pela ITL à Comissão e aos Estados-Membros, no total de 300 milhões de dólares (207 milhões de euros), ao longo dos próximos 20 anos e deverá contribuir de modo significativo para os esforços envidados pela UE contra o comércio ilícito de tabaco, que lesa a UE e os Estados-Membros em milhares de milhões de euros por ano. Desenvolvimento em IP/10/1179, MEMO/10/448.

Leia este tema completo a partir de 11/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário